Conteúdo

I  Programa, Fundamentos e Métodos de Ensino
1 Introdução
2 Enquadramento
 2.1 A Reforma de Bolonha
 2.2 A Reforma de Bolonha no DEI
 2.3 O Mestrado de Engenharia Informática
  2.3.1 A Opção Temática de Sistemas e Computação
 2.4 A Disciplina de Técnicas de Reconhecimento de Padrões
  2.4.1 Modelo Lectivo da Disciplina de TRP
  2.4.2 Articulação com outras Disciplinas
3 Ensino de Técnicas de Reconhecimento de Padrões
 3.1 Importância do Ensino de Reconhecimento de Padrões
 3.2 Em Instituições Nacionais
  3.2.1 Mestrado Integrado em Engenharia de Computadores e Telemática, Universidade de Aveiro
  3.2.2 Mestrado Integrado de Engenharia Electrónica e Telecomunicações
  3.2.3 Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, Instituto Superior Técnico
  3.2.4 Mestrado em Engenharia Informática, Universidade de Lisboa
  3.2.5 Mestrado em Informática, Universidade de Lisboa
  3.2.6 Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
  3.2.7 Mestrado Integrado em Engenharia Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
  3.2.8 Mestrado em Ciência da Informação, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
  3.2.9 Mestrado em Engenharia Informática e Mestrado em Informática, Universidade do Minho
  3.2.10 Mestrado em Engenharia Informática, Universidade Nova de Lisboa
 3.3 Em Instituições Estrangeiras
4 Métodos de Ensino e Avaliação
 4.1 Contornos Gerais
 4.2 Estratégia de Ensino Adoptada
 4.3 Avaliação
5 Programa e Conteúdos de TRP
 5.1 Introdução
 5.2 Motivação
 5.3 Objectivos
 5.4 Programa e Conteúdo
 5.5 Aulas Teóricas
  5.5.1 Análise do Programa
  5.5.2 Calendarização e Método de Ensino
 5.6 Aulas Práticas
 5.7 Bibliografia Adoptada
6 Considerações Finais
II  Anexos
A Plano de Estudos da LEI
B Plano de Estudos do PDTCI
C Fichas Práticas
D Enunciados das Provas
E Enunciados dos Projectos
F Apresentação de TRP
G Projecções das Aulas Teóricas
H Sumários das Aulas Teóricas e Práticas (WebOnCampus)
I Relatório de Projecto de um Aluno
J Referências Electrónicas