São inúmeras as Instituições Estrangeiras, que nos seus Departamentos de Computer Science ensinam Pattern Recognition ou Introduction to Pattern Recognition. Não pretendemos ser exaustivos, o que seria (certamente) dificilmente possível, apenas pretendemos listar algumas instituições que ao longo destes 4 quatro anos de ensino de TRP temos vindo a consultar, lendo os seus materiais, e indicando-os aos alunos como ponteiros de referência. Colocaremos no Anexo J a listagem das principais referências electrónicas desses cursos. De salientar que os manuais (classificamente) mais usados de reconhecimento de padrões são citados nessas bibliografias, tendo sido também referenciados (e usados) em TRP.
Se bem que existam referências de Universidades Americanas, a maior parte das referências aponta para o ensino desta unidade curricular no Espaço Europeu do Ensino Superior. De entre as Universidades Europeias, destaca-se em particular as Universidades da Finlândia com disponibilização, de grande qualidade, em ambiente web do suporte electrónico global da disciplina. São ainda de realçar as Universidades da Áustria, Alemanha, Grécia e Holanda, quer pela qualidade dos Pattern Recognition Syllabus e organização dos materiais, quer pela utilização de tecnologias e software de Reconhecimento de Padrões2 .
Embora tivéssemos prestado atenção ao método de avaliação, normalmente diversificado, mas com uma base comum, um projecto de Reconhecimento de Padrões, não podemos efectuar a comparação em relação aos métodos de ensino usados. Porém, podemos contudo referir, que nas Universidades Europeias se identifica claramente, a preocupação de distribuir as HC (Horas de Contacto (T e P)) e O (Outras) de forma a cobrir, em cada caso, os ECTS programados para a disciplina. Em geral, as Universidades Europeias, consideram 6 ECTS para esta Unidade Curricular, com excepção das Universidades da Finlândia que programam a cadeira com 7 ECTS, dando-lhe uma importância de realce, tanto mais que é configurada num elenco restricto de disciplinas ministradas em Ingês.