3.2 Em Instituições Nacionais

Passamos à apresentação dos principais dados que recolhemos de 6 cursos das principais Universidades: Aveiro, Instituto Superior Técnico, Lisboa, Minho, Nova de Lisboa e Porto. Informação mais detalhada pode ser consultada nas respectivas referências electrónicas que constam no Anexo J.

As principais Universidades portuguesas efectuaram a transição para o Modelo de Bolonha dos cursos semelhantes à LEI, pelo que considerámos nesta análise os currículos dos novos cursos.

3.2.1 Mestrado Integrado em Engenharia de Computadores e Telemática, Universidade de Aveiro

Este curso oferece no 5o ano, 1o semestre, a disciplina de Reconhecimento de Padrões, com os temas chave, de grande relevância nesta área, a conjugarem-se perfeitamente com os Resultados de Aprendizagem e Competências a adquirir propostos na Unidade Curricular de TRP que aqui se apresenta.

Apesar de termos notado alterações significativas entre o plano da Licenciatura em Engenharia de Computadores e Telemática, Pré-Bolonha, e o plano do novo curso, pudémos constatar que a disciplina de Reconhecimento de Padrões se mantém.

3.2.2 Mestrado Integrado de Engenharia Electrónica e Telecomunicações

Este curso oferece no 5o ano, 1o semestre, a disciplina de Reconhecimento de Padrões, mantendo-se a análise supra-indicada em relação aos conteúdos da unidade curricular e da sua sobreposição com TRP no MEI.

Verifica-se também a manutenção da existência da disciplina de Reconhecimento de Padrões que existia no plano da Licenciatura em Engenharia Electrónica e Telecomunicações, Pré-Bolonha, tendo-se mantido no novo plano do Mestrado Integrado.

3.2.3 Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, Instituto Superior Técnico

Este Mestrado apresenta-se duas vertentes, uma que funciona na Alameda, outra no TagusPark. Na variante da Alameda, é oferecida uma Área de Especialização em Sistemas Inteligentes que pode ser Principal ou Complementar, formada por disciplinas da área da Inteligência Artificial. Nesta vertente, aparece uma UC de Aprendizagem Automática com objectivos e programas similares quer aos de Computação Adaptativa - obrigatória na OT de Sistemas e Computação - quer a esta unidade curricular de TRP.

Idêntico plano é proposto no TagusPark para uma Área de Especialização Complementar em Sistemas Inteligentes. Trata-se de uma área de especialização bastante mais focada do que a OT em Sistemas e Computação. Este curso apresenta no seu Mestrado integrado uma unidade curricular Sistemas de Apoio à Decisão, cujos conteúdos têm pontos comuns com a unidade curricular de TRP, nomeadamente, nos classificadores estatísticos, análise de risco, redes neuronais e máquinas de vectores de suporte. Têm, no entanto, outros tópicos especializados em Apoio à Decisão que não são contemplados em TRP.

3.2.4 Mestrado em Engenharia Informática, Universidade de Lisboa

O Mestrado em Engenharia Informática inclui disciplinas em Informática e Ciências Sociais e Humanas, complementadas com o Projecto de Engenharia Informática. Apresenta quatro áreas de especialização: Arquitectura, Sistemas e Redes de Computadores, Sistemas de Informação, Interacção e Conhecimento e Engenharia de Software. As especializações em Sistemas de Informação e de Interação e Conhecimento são as que mais se aproximam da OT de Sistemas e Computação.

Pela análise dos conteúdos das cadeiras, indicam-se as unidades curriculares que cobrem total (Aprendizagem Automática) ou parcialmente (Aplicações na Web, Computação Móvel, Integração e Processamento Analítico de Informação, Sistemas Hipermédia) tópicos leccionados nesta UC de TRP na especialização de Sistemas de Informação. De forma similar, indicam-se as UCs com afinidade (total ou parcial) com esta unidade curricular na especialização de Interacção e Conhecimento: Aprendizagem Automática, Gestão do Conhecimento, Interacção em Linguagem Natural, Processamento de Linguagem Natural, Robôs Móveis.

3.2.5 Mestrado em Informática, Universidade de Lisboa

O Mestrado em Informática tem uma estrutura curricular com duas fases: curricular em que o aluno realiza 60 ECTS em disciplinas opcionais de Informática e a dissertação também com 60 ECTS. Este Mestrado em Informática (120 ECTS) oferece 4 subáreas científicas da Informática:

Este é um Mestrado muito especializado em Informática, com uma grande variedade de áreas e sub-áreas como se pode verificar. As UCs que correspondem a grande parte dos tópicos leccionados em TRP estão categorizadas nas áreas temáticas Metodologias de Computação(MC) com 3 UCs e Sistemas de Informação (SI) com 6 UCs. Para se ter uma ideia mais clarificadora, listam-se essas UCs para cada uma destas àreas temáticas: MC (Aprendizagem Automática, Redes Neuronais e NeuroDinâmica) e SI (Reconhecimento de Padrões Multimedia, Reconhecimento e Síntese da Fala, Recuperação e Prospecção de Textos, Prospecção e Descoberta de Informação, Integração e Processamento Analítico de Informação). Em conclusão, todos os tópicos de TRP estão cobertos ao nível das metodologias (Técnicas) e das Aplicações (Reconhecimento de Padrões). No entanto, dada o vasto leque de cadeiras no Mestrado de Informática da UL, os conteúdos acabam por ser muito mais abrangentes, quer horizontal, quer verticalmente.

3.2.6 Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

O ensino da Engenharia Informática e Computação foi concebido na FEUP como requerendo um ciclo de formação e aprendizagem completo de cinco anos integrados, correspondendo aos 1o e 2o ciclos da implementação do Processo de Bolonha e conferindo de imediato o grau de Mestre. O Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) constitui-se em várias especializações sendo a que mais se aproxima da OT de Sistemas de Computação a de especialização em Sistemas Inteligentes e Multimédia, com duas sub-áreas. O leque de unidades curriculares opcional é bastante vasto, precedido por uma UC Extracção de Conhecimento e Aprendizagem Computacional, no 3o ano, 1o semestre. As UCs que têm conteúdos relevantes em relação a TRP são Processamento da Fala (5o Ano, 2oS), Algoritmos de Processamento de Sinal (4o Ano, 1oS), Robótica (5o Ano, 1oS) e Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação (5oAno, 1oS), Seminário de Sistemas Inteligentes, Interacção e Multimédia (5o Ano, 1oS). Destas as 3 primeiras UCs são claramente mais dentro da temática de pré-processamento de sinal e reconhecimento de padrões e, as 2 últimas, caracterizam-se mais especificamente pela extracção de informação.

3.2.7 Mestrado Integrado em Engenharia Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

O Mestrado Integrado em Engenharia Engenharia Electrotécnica e de Computadores (MIEEC) implementa o conceito de ciclo de estudos integrado conducente ao grau de Mestre, tal como estabelecido na Lei de Bases do Ensino Superior, combinando as características mais relevantes dos dois maiores programas de graduação e de pós-graduação da FEUP: a anterior Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (LEEC) e o Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (MEEC). Apresenta duas UCs opcionais, Sistemas Baseados em Inteligência Computacional (4oAno,2oS) e Reconhecimento de Padrões (4o Ano, 2oS). Existe, entre outras, a especialização em Processamento de Sinal, Áudio e Imagem perfil para o qual é estabelecido que os alunos devem fazer o seguinte conjunto de unidade curriculares do 4o ano: Sistemas de Informação e Bases de Dados, Processamento de Áudio e Vídeo, Processamento de Imagem e Reconhecimento de Padrões.

3.2.8 Mestrado em Ciência da Informação, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

O Mestrado em Ciência da Informação (MCI) está estruturado em 2 anos, com cadeiras obrigatórias e tem como competências base a aplicação das técnicas, métodos e modelos para a selecção, aquisição, organização, representação, recuperação, preservação, acesso e uso da informação. Um das disciplinas opcionais do 1oano é Análise de Dados (área científica de computadores) cujos conteúdos têm uma grande sobreposição com as técnicas ministradas em TRP com implicações na gestão de informação.

3.2.9 Mestrado em Engenharia Informática e Mestrado em Informática, Universidade do Minho

Com a adequação ao modelo de Bolonha, a Universidade do Minho dispõe de uma Licenciatura Engenharia Informática (LEI), um 1o ciclo de 3 anos que resulta da adequação ao modelo de Bolonha da Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática (LESI). Não é contemplada na LEI, a área de Sistemas Inteligentes, pelo que não existe nenhuma cadeira, por exemplo, sobre Inteligência Artificial. Porém, é oferecida a unidade curricular de Sistemas e Representação de Conhecimento e Raciocínio, no terceiro ano do curso, 2o semestre, obrigatória, sendo-lhe atribuída 5 unidades de crédito ECTS. As matérias que são objecto de tratamento na unidade curricular emanam da área de conhecimento que, em larga medida, se situa na intersecção das áreas científicas da Inteligência Artificial, dos Agentes e Sistemas Inteligentes e da Lógica Computacional. Esta licenciatura foi precedida pela Licenciatura de Engenharia Informática e Sistemas (LESI), que entretanto terminou1 , a qual oferecia no seu Plano de Estudos as disciplinas de Sistemas e Representação de Conhecimento e Raciocínio e Sistemas Inteligentes, ambas do 4o ano.

O Mestrado em Engenharia Informática (MEI) propõe-se completar a formação de 1o ciclo em Engenharia Informática apresentando um conjunto de perfis de especialidade que integram conteúdos e competências profissionalizantes dentro do espírito da Declaração de Bolonha. Ao nível de formação de 2o ciclo oferece um Mestrado de Informática, Mestrado de Engenharia Informática e Mestrado em Bioinformática. O curso disponibiliza 14 Unidades Curriculares de Especialização (UCEs) optativas (30 ECTS cada). As UCE com conteúdos relevantes do ponto de vista da unidade curricular de TRP constituem um grupo de quatro assim designadas: Bioinformática, Computação Móvel e Ubíqua, Sistemas Inteligentes e Sistemas de Suporte à Decisão. Tomando com exemplo a UCE de Sistemas Inteligentes, o curso oferece um conjunto de unidades curriculares de cariz aplicacional distribuído por dicversas áreas (Área das Ciências da Saúde, do Direito, da Inteligência Ambiente, das Redes Colaborativas, do e-Business e da Robótica Inteligente). Na UCE Computação Móvel e Ubíqua, são explicitados os Resultados de Aprendizagem em termos do planeamento de sistemas ubíquos recorrendo a aspectos multidisciplinares que envolvem um conjunto vasto de abordagens do ponto de vista da sua aplicabilidade num cenário específico. A unidade curricular de TRP oferece técnicas e abordagens de reconhecimento de padrões em cenários ubíquos. Nas UCEs Bioinformática, Sistemas de Apoio à Decisão, é identificada a componente Sistemas de Extracção de Conhecimento (SEC) cujas metodologias recorrem claramente às Técnicas de Reconhecimento de Padrões.

3.2.10 Mestrado em Engenharia Informática, Universidade Nova de Lisboa

O departamento de Informática da Universidade Nova de Lisboa apresenta um 2o ciclo com dois Mestrados: Mestrado em Engenharia Informática e Mestrado em Lógica Computacional.

O Mestrado em Engenharia Informática resultou da reformulação curricular levada a cabo no âmbito do processo de Bolonha, correspondendo ao 2o ciclo de formação de acordo com o modelo 3+2. É um curso de 120 créditos no sistema ECTS (obtidos em 2 anos a tempo inteiro) com uma componente de Dissertação de 42 créditos, dividida em preparação (12 créditos) e elaboração (30 créditos). Este Mestrado tem uma forte fundamentação teórica, com uma vasto leque de UCs cobrindo aspectos da Teoria da Computação, Estatística e Matemática. Além disso, possui ainda uma forte componente tecnológica. Pensamos que esta estratégia é consequência da formação oferecida, a montante, na Licenciatura em Engenharia Informática, que tem a duração de 3 anos, no modelo de Bolonha, e que prevê dois tipos de formação à saída, com a existência de um perfil de Ciências da Engenharia (mais téorico) e de um perfil de Informática Aplicada (mais prático).

A UC que se apresenta neste curso de Mestrado com os conteúdos mais relevantes e próximos de TRP é Aprendizagem Automática e Data Mining Informática (1o Ano, 2oS). Existem outras, tais como Representação de Conhecimento e Raciocínio (1o ano, 1o S), e Web Semântica com aspectos (1o Ano, 1o S) de alguma proximidade.

O Mestrado em Lógica Computacional é ministrado em cooperação com duas Universades Europeias (Universidade de Dresden, e Universidade Politécnica de Madrid). Na nossa óptica o seu Plano de Estudos sai fora do presente enquadramento.