O Computing Curricula do ACM/IEEE no seu Relatório de 2008 [CC 2008], re-enforça a posição que havia vindo a estabelecer em relatórios anteriores (veja-se Report de 2005 [CC 2005], e [CC2001]) de que a área de conhecimento “Intelligent Systems (IS)” se apresenta de valor inegável para lidar com a complexidade dos sistemas, em particular, no que diz respeito aos sistemas automáticos que envolvem a percepção e a extracção de informação, com implicações ao nível da segurança, da pesquisa, do reconhecimento automático, entre outras. Essa área é definida como a que lida com “aplicações computacionais baseadas na teoria e nas técnicas da inteligência artificial, incluindo as técnicas de inferência indutiva como as redes neuronais, as máquinas de vectores de suporte, a computação genética e evolucionária e os sistemas auto-organizáveis”. É uma das componentes de três das cinco grandes Disciplinas em que o currículo de Computação se estrutura: Computing Engineering, Computer Science e Software Engineering.
A capacidade incorporação dessas técnicas e metodologias na concepção de soluções constitui para o engenheiro informático um valor reconhecido que se pode revelar especialmente diferenciador na sua capacidade de adaptação às evoluções mais profundas no domínio computacional e na relação deste com o ser humano.
A unidade curricular de Técnicas de Reconhecimento de Padrões cobre, nos seus conteúdos, uma das componentes elective desta lista respondendo, assim, a um dos requisitos sugeridos pelo ACM/IEEE.
Finalmente, entendemos que as competências específicas que se pretendem ver adquiridas em TRP irão contribuir de forma particular para suportar a Realização de julgamento/tomada de decisões e a Aplicação de conhecimentos e compreensão, especialmente em situações complexas, em contextos alargados e multidisciplinares, e no desenvolvimento de soluções originais, nomeadamente em contexto de investigação.