Para melhor enquadramento do Processo de Bolonha no DEI apresentamos na Figura 2.2 os cursos existentes no DEI, que englobam desde a Reforma Curricular da LEI de 2002, a criação de um novo curso de Licenciatura de 4 anos, em Comunicações e Multimédia, e a criação em 2003 do Mestrado em Informática e Sistemas, o MISuc. Este curso de Mestrado veio de certa forma estabelecer os alicerces do futuro Programa Doutoral.
Após todo um trabalho prévio, bem pensado e estruturado, que em grande parte auferiu da metodologia seguida por Tuning, foram criados no DEI os novos cursos - englobando os 3 ciclos. O trabalho de reflexão incidiu em aspectos tão essenciais quanto diversificados tais como: implicações sobre a adopção do modelo a nível nacional, a evolução do ensino da Engenharia Informática no plano internacional, necessidades do mercado de emprego, recursos humanos, logísticos e materiais disponíveis. Deste trabalho resultou a definição dos perfis académicos e profissionais tendo por base a concepção dos planos de estudo, incluindo a explicitação dos objectivos de aprendizagem (competências e saberes). Foram então tomadas em consideração neste processo de reflexão as seguintes fontes:
Numa segunda fase procedeu-se ao desenho das opções temáticas e das unidades curriculares, começando-se por identificar em cada uma as competências genéricas e específicas relevantes para MEI, constituídas como objectivos de aprendizagem. Posteriormente foram ainda definidas as estratégias pedagógicas, métodos pedagógicos e métodos de avaliação
A Reforma efectuada envolve os 3 Ciclos de Estudos com o lançamento de uma Licenciatura (LEI), um Mestrado (MEI) e um Programa de Doutoramento (PDCTI), assumindo como seu principal objectivo a constituição de um sistema de formação de elevada qualidade.
A Figura 2.3 ilustra o modelo adoptado segundo as 3 vertentes principais: duração de cada ciclo, esforço em realizado (em ECTS) e tipos de acesso (entrada e saída) de cada ciclo.
O curso do 1o Ciclo [BolonhaLEI, 2006], a montante do MEI, assume nitidamente um modelo de banda larga. Tendo em consideração quer a rápida evolução da informática, quer a volatilidade do mercado de trabalho, considerou-se de primordial importância dotar os diplomados pela LEI de capacidades que acompanhassem essa dinâmica ao invés da empregabilidade directa.
Assim, consideraram-se primordiais a aprendizagem dos fundamentos, ministrando uma sólida formação de base capaz de fazer face às evoluções tecnológicas de curto-prazo. O curso contém, assim, sólidas componentes de fundamentos de Programação e de Informática, bem como componentes de Matemática e de Física. Contém ainda um conjunto seleccionado de unidades curriculares de transição para a vida profissional e para prosseguimento em estudos mais avançados, mas é, contudo, deliberadamente reduzido o peso da formação profissionalizante: não existe uma unidade curricular de Estágio e oferecem-se apenas duas disciplinas especificamente orientadas para a aquisição de competências relacionais e de gestão.
No Anexo A apresentamos o Plano de Estudos da LEI. Mais informação sobre o curso encontra-se disponível em http://eden.dei.uc.pt/~bribeiro/LEIBolonha.pdf.
A jusante do MEI encontra-se o novo Programa de Doutoramento, destinado a proporcionar formação avançada e de elevada especialização em contexto de investigação.
No Anexo B apresentamos o Plano de Estudos do PDCTI. Mais informação sobre o curso encontra-se disponível em http://eden.dei.uc.pt/~bribeiro/MEIBolonha.pdf.