2.3 O Mestrado de Engenharia Informática

O Mestrado em Engenharia Informática [BolonhaMEI, 2006] tem uma duração de 4 semestres. A conclusão do curso implica a obtenção de um mínimo de 120 ECTS, que incluem a elaboração de uma Dissertação/Estágio representando 42 ECTSs.

Ao contrário do que acontece com o 1o Ciclo, existe uma formação mais especializada neste ciclo, em consonância com o espírito da Declaração de Bolonha.

A Tabela 2.1 explicita os Objectivos de Aprendizagem do MEI, entendidos como requisitos para a obtenção do grau. Estruturados segundo os Descritores de Dublin, integram competências de carácter horizontal e competências específicas da profissão, tendo como referência os perfis identificados para a profissão de Engenheiro Informático durante o processo de concepção do curso.

O Plano de Estudos do MEI encontra-se sistematizado na Tabela 2.2. O aluno tem ao seu dispor um conjunto abrangente de disciplinas susceptível de lhe perimitir um perfil de formação individualizado. Neste enquadramento, verifica-se que as unidades curriculares “Dissertação/Estágio”, “Gestão de Empresas” e “Organização, Comportamento, Conhecimento e Inovação”, são obrigatórias, enquanto todas as outras unidades curriculares são optativas.

As últimas três têm por objectivo a construção de competências sociais, organizacionais e de gestão, procurando reforçar os resultados obtidos na LEI no sentido da familiarização, em contexto, com os processos do empreendedorismo, os aspectos financeiros das empresas, os planos de negócios e de marketing e respectiva concepção e exploração, bem como com o desenvolvimento dos saberes e competências associados à opção por distintos modelos organizacionais, com os princípios do comportamento organizacional, da aprendizagem organizacional e da gestão do conhecimento e com os processos de inovação, dos mais clássicos e locais até aos mais orgânicos e cooperativos.



  • Conhecimento e capacidade de compreensão
    • Conhecer e compreender de forma crítica e aprofundada os princípios centrais da Engenharia Informática, designadamente os envolvidos nas soluções informáticas
      para problemas de complexidade e dimensão elevadas em engenharia de software, computação e algoritmia, sistemas de informação, redes de computadores e comu-
      nicação informática.
    • Compreender de forma crítica os conhecimentos envolvidos nas soluções para as principais áreas de aplicação da Engenharia Informática.
    • Conhecer e compreender os processos do empreendedorismo, a dimensão social das organizações, os aspectos económicos, financeiros, jurídicos e organizativos das
      empresas.
  • Aplicação de conhecimentos e compreensão
    • Demonstrar capacidade para conceber, projectar e implementar soluções envolvendo os conhecimentos e conceitos adquiridos de forma reflexiva, em situações novas
      e não-familiares, designadamente em contextos alargados e envolvendo sinergias com outras áreas disciplinares e em áreas de especialização emergentes.
  • Realização de julgamento/tomada de decisões
    • Demonstrar a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, julgar de modo crítico novas propostas científicas e tecnológicas, desenvolver
      soluções, conceber modelos, sistemas e processos ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, com requisitos em competição, incluindo refle-
      xões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos
    • Demonstrar capacidade para promover a busca e a aplicação de métodos e soluções inovadoras, apelando à curiosidade, à criatividade e ao rigor.
  • Comunicação
    • Demonstrar a capacidade de comunicar as suas conclusões – e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes – quer a especialistas, quer a não especialistas, por
      via escrita ou oral, em contextos nacionais e internacionais, de uma forma clara e sem ambiguidades.
    • Demonstrar capacidade para trabalhar de forma cooperativa, nomeadamente em contextos de liderança envolvendo equipas heterogéneas.
  • Competências de auto-aprendizagem
    • Demonstrar ter desenvolvido as competências que lhe permitam prosseguir autonomamente na ampliação dos saberes e competências, de um modo fundamentalmente
      auto-orientado.


Tabela 2.1: Objectivos de Aprendizagem do MEI

A escolha das unidades optativas pode ser feita de acordo com agrupamentos aconselhados, denominados Opções Temáticas (OTs), cada uma das quais se traduz numa ênfase em determinada área científico-tecnológica. São definidas três Opções Temáticas, que coincidem largamente com as áreas definidas nas recomendações curriculares ACM/IEEE:

Cada OT especifica um grupo de unidades curriculares considerado nuclear para a área em questão (Círculo Central) e um grupo de disciplinas suplementares (2o Círculo). A obtenção de uma Opção Temática é conferida pela obtenção de 24 ECTS em disciplinas do seu Círculo Central e de 18 ECTS em unidades curriculares do seu 2o Círculo. Passamos a descrever a OT em Sistemas e Computação, de cujo 2o círculo faz parte a unidade curricular de TRP.







UNIDADES CURRICULARES H. CONTACTO SEM ECTS TIPO





1o ano





Computação Adaptativa T:30; PL:30; O:2 = 62 1 6 Opc.





Fundamentos de Sistemas de Comunicação T:30; PL:30; O:2 = 62 1 1 6 Opc.





Gestão de Sistemas e Redes T:30; PL:30; O:2 = 62 1 6 Opc.





Integração de Sistemas T:30; PL:30; O:2 = 62 1 6 Opc.





Inteligência Artificial T:30; PL:30; O:2 = 62 1 6 Opc.





Interacção Humano-Computador T:30; PL:30; TC:2 = 62 1 6 Opc.





Mobilidade em Redes de Comunicação T:30; PL:30; O:2 = 62 1 6 Opc.





Sistemas de Gestão de Dados T:30; PL:30; O:2 = 62 1 6 Opc.





Org, Comp, Conhecimento e Inovação T:15; S/OT:45; TC:2 = 62 2 6 Obrig.





Aplicações para Internet T:20; PL:35; OT:5; O:2 = 62 2 6 Opc.





Computação de Alto Desempenho T:30; PL:30; O:2 = 62 2 6 Opc.





Computação Evolucionária T:30; PL:30; O:2 = 62 2 6 Opc.





Estudo e Desenvolvimento de Jogos T:30; PL:30; O:2 = 62 2 6 Opc.





Gestão de Projectos de Software T:20; PL:40; O:2 = 62 2 6 Opc.





Informática Médica T:30;PL:20;TC:5;OT:5;O:2=62 2 6 Opc.





Inteligência no Negócio T:30; PL:30; TC:2 = 62 2 6 Opc.





Laboratório de Comunicações T:15;PL:45; O:2 = 62 2 6 Opc.





Modelação e Desempenho de Redes T:30; PL:30; TC:2 = 62 2 6 Opc.





Multimédia Avançada T:15; S:5; PL:18; O:5 = 43 2 6 Opc.





Planeamento e Gestão da Produção T:25; PL:30; S:3; O:4 = 62 2 6 Opc.





Segurança em Sistemas de Comunicação T:30; PL:30; O:2 = 62 2 6 Opc.





Segurança em Sistemas de Informação T:27; PL:33; O:2 = 62 2 6 Opc.





Sistemas Inteligentes para Gestão de Conhecimento T:20; P:30; S:10; O:2 = 62 2 6 Opc.





Sistemas Ubíquos T:14;PL:14;PR:12;S:10;O:3=53 2 6 Opc.





Visão Computacional T:30; PL:30;O:2 = 62 2 6 Opc.





Manipuladores e Robótica T:30; PL:30; O:2 = 62 2 6 Opc.





Teoria da Comunicação T:30; PL:30; O:2 = 62 2 6 Opc.





Processamento Digital do Sinal e da Voz T:30; PL:30; O:2 = 62 2 6 Opc.





1o ano





Gestão de Empresas T:15; S/OT:45;TC:2 = 62 1 6 Obrig.





Aplicações Telemáticas T:15; PL:30; O:2 = 47 1 4 Opc.





Engenharia de Redes T:15; PL:30;O:2 = 47 1 4 Opc. 1 4 Opc.





Gestão de Sistemas de Informação T:15; S:30; TC:45; O:2 = 62 1 6 Opc.





Métodos de Investigação T:15; S/OT:45; TC:2 = 62 1 6 Opc.





Multimédia e Aprendizagem T:15; PL:25; O:6 = 46 1 6 Opc.





Protocolos de Comunicação II T:30; PL:30; O:2 = 62 1 6 Opc.





Reutilização de Software T:30; S:30; O:2 = 62 1 6 Opc.





Sistemas de Comunicação T:30; PL:30; O:2 = 62 1 6 Opc.





Sistemas Integrados de Apoio ao Negócio T:30; S:30; O:2 = 62 1 6 Opc.





Supervisão e Informática Industrial T:27; PL:33; O:2 = 62 1 6 Opc.





Técnicas de Reconhecimento de Padrões T:30; S:30; O:2 = 62 1 6 Opc.





Teoria e Prática da Optimização T:25; PL:30; S:3; O:4 = 62 1 6 Opc.





Tópicos Avançados de Comunicações T:15; PL:30; O:2 = 47 1 4 Opc.





Web Semântica T:20; PL:30; S:10;O:2 = 62 1 6 Opc.





Dissertação/Estágio OT:50 = 50 1, 2 42 Obrig.






Tabela 2.2: Plano de Estudos do MEI

2.3.1 A Opção Temática de Sistemas e Computação

Esta área temática visa a concepção, desenvolvimento e implementação dos processos (e mecanismos) que permitam integrar de forma coerente soluções com as seguintes características apresentadas em [BolonhaMEI, 2006]:

A Tabela 2.3 descreve os Objectivos de Aprendizagem definidos para esta OT, que apresenta como pré-requisitos indicativos a realização das disciplinas do primeiro ciclo na vertente programação, arquitectura de computadores, bases de dados, inteligência artificial e software de sistema.

Na Tabela 2.4 pode observar-se que o Círculo Central desta OT é constituído por 4 unidades curriculares (Computação de Alto Desempenho, Computação Evolucionária, Computação Adaptativa e Inteligência Artificial) que totalizam 24 ECTS. Estas disciplinas têm, pois, carácter obrigatório para quem pretenda realizar esta Opção Temática. No 2o Círculo, encontra-se um leque bastante alargado e diversificado de unidades curriculares com as quais se torna necessário realizar um mínimo de 18 ECTS, o que confere ao aluno grande flexibilidade na construção de um perfil próprio.



  • Competências
    • Capacidade para compreender de forma critica o conhecimento envolvido em soluções informáticas de elevada complexidade
    • Capacidade para conceber, projectar e implementar soluções envolvendo conhecimento avançado, introduzindo eventualmente aspectos originais
    • Capacidade para julgar de modo critico novas propostas científicas e tecnológicas na área dos sistemas e computação, incluindo a apreciação
      das consequências éticas, sociais e económicas das propostas inovadoras.
    • Capacidade e disponibilidade para partilhar com os pares, por via escrita ou oral, o conhecimento adquirido, eventualmente original.
    • Capacidade para promover a busca de novas soluções, isoladamente ou em grupo, apelando à curiosidade e ao rigor.
  • Conhecimentos
    • Computação de Alto Desempenho
    • Abordagens Meta-Heurísticas para Resolução de Problemas de Elevada Complexidade
    • Computação Adaptativa
    • Inteligência Artificial


Tabela 2.3: Objectivos de Aprendizagem da OT em Sistemas e Computação






Unidades Curriculares da OT em Sistemas e Computação




Círculo Unidade Curricular ECTS Tipo








Círculo Central
Computação de Alto Desempenho 6 Obrigatória



Computação Evolucionária 6 Obrigatória



Computação Adaptativa 6 Obrigatória



Inteligência Artificial 6 Obrigatória




2o Circulo
Aplicações para Internet 6


Informática Médica 6


Integração de Sistemas 6
Obter pelo menos


Inteligência do Negócio 6


Planeamento e Gestão da Produção 6
18 ECTS


Reutilização de Software 6


Sistemas de Gestão de Dados 6
nestas unidades


Sistemas Inteligentes para Gestão de Conhecimento 6


Sistemas Ubíquos 6


Supervisão e Informática Industrial 6


Técnicas de Reconhecimento de Padrões 6


Teoria e Prática da Optimização 6


Web Semântica 6





Tabela 2.4: Composição do Círculo Central e do 2o Círculo do MEI







Actividades de Aprendizagem previstas para TRP





Actividade (1) Descrição HT (2) HC (3) ECTS





T Aulas de exposição (plenárias) focando os conceitos básicos, de forma a permitir a aquisição de conhecimentos e competências
previstas nos grupos 1 e 3.
Apresentação de Seminários e sua discussão sobre temas que envolvem as competências 2 e 3.
30 30 1,11





PL Aulas de Resolução de Problemas com vista à preparação do Projecto. Desenvolvimento do Projecto para facilitar a aquisição
das competências dos grupos 2 e 3.
30 30 1,11





O Estudo e Avaliação. Inclui elaboração de Relatório Escrito e Defesa Oral. Relaciona-se com a aquisição das competências dos
grupos 1, 2, 4 e 5.
102 2 3,78





Totais: 162 62 6





Notas:
(1) T: Aula Teórica (magistral); PL: Prática Laboratorial (laboratório não-supervisionado); O: Outras actividades (semináros, estudo, avaliação, etc.) (2) Horas de trabalho do estudante, “incluindo todas as formas de trabalho previstas, designadamente
as horas de contacto e as horas dedicadas a estágios, projectos, trabalhos no terreno, estudo e avaliação”
(3) Horas de contacto (sub-conjunto de HT)






Tabela 2.5: Modelo Lectivo de TRP



  • Conhecimento e capacidade de compreensão
    • Conhecimento dos modelos capazes de descrever objectos pelas suas características e atributos.
    • Compreensão das operações abstractas que têm em vista o cálculo de relações de proximidade e medidas de distância entre objectos.
    • Domínio das técnicas para o problema de reconhecimento de padrões (Selecção de características, técnicas de base estatistica, técnicas de inferência indutiva
      baseadas na minimização do risco (empírico e/ou estrutural), classificação supervisionada e não-supervisionada, abordagem sintáctica e estrutural, entre outras).
    • Domínio das técnicas de combinação de classificadores.
  • Aplicação de conhecimentos e compreensão
    • Aplicação de conceitos de discriminação de padrões utilizando funções de decisão generalizadas e regiões de decisão em vários cenários reais.
    • Aplicação de princípios da teoria da decisão de Bayes, com base na estimação de parâmetros, de forma a poderem serem aplicados os métodos em situações
      onde não se conhece a distribuição de probabilidade das observações.
    • Aplicação das técnicas de selecção e extracção de características a problemas e ambientes reais
    • Reforço da capacidade de abstracção.
  • Realização de julgamento/tomada de decisões
    • Capacidade de gerir o conhecimento adquirido, seleccionar as metodologias adequadas para a resolução de problemas complexos em vários cenários reais.
    • Capacidade de tomar decisões relativamente a desafios de implementação em tempo real (Indústria, Medicina, Web,..)
  • Comunicação
    • Reforço de competências de Comunicação Escrita pela elaboração de um Relatório Escrito e dos principais tópicos de um seminário a realizar.
    • Reforço de competências de Comunicação Oral na expressão de julgamento/ tomada de decisão em situações concretas, pela realização de uma defesa oral
      e de uma apresentação oral.
  • Competências de auto-aprendizagem
    • Autonomia e motivação para aprender e integrar novos conhecimentos.


Tabela 2.6: Competências a Adquirir