O Mestrado em Engenharia Informática [BolonhaMEI, 2006] tem uma duração de 4 semestres. A conclusão do curso implica a obtenção de um mínimo de 120 ECTS, que incluem a elaboração de uma Dissertação/Estágio representando 42 ECTSs.
Ao contrário do que acontece com o 1o Ciclo, existe uma formação mais especializada neste ciclo, em consonância com o espírito da Declaração de Bolonha.
A Tabela 2.1 explicita os Objectivos de Aprendizagem do MEI, entendidos como requisitos para a obtenção do grau. Estruturados segundo os Descritores de Dublin, integram competências de carácter horizontal e competências específicas da profissão, tendo como referência os perfis identificados para a profissão de Engenheiro Informático durante o processo de concepção do curso.
O Plano de Estudos do MEI encontra-se sistematizado na Tabela 2.2. O aluno tem ao seu dispor um conjunto abrangente de disciplinas susceptível de lhe perimitir um perfil de formação individualizado. Neste enquadramento, verifica-se que as unidades curriculares “Dissertação/Estágio”, “Gestão de Empresas” e “Organização, Comportamento, Conhecimento e Inovação”, são obrigatórias, enquanto todas as outras unidades curriculares são optativas.
As últimas três têm por objectivo a construção de competências sociais, organizacionais e de gestão, procurando reforçar os resultados obtidos na LEI no sentido da familiarização, em contexto, com os processos do empreendedorismo, os aspectos financeiros das empresas, os planos de negócios e de marketing e respectiva concepção e exploração, bem como com o desenvolvimento dos saberes e competências associados à opção por distintos modelos organizacionais, com os princípios do comportamento organizacional, da aprendizagem organizacional e da gestão do conhecimento e com os processos de inovação, dos mais clássicos e locais até aos mais orgânicos e cooperativos.
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A escolha das unidades optativas pode ser feita de acordo com agrupamentos aconselhados, denominados Opções Temáticas (OTs), cada uma das quais se traduz numa ênfase em determinada área científico-tecnológica. São definidas três Opções Temáticas, que coincidem largamente com as áreas definidas nas recomendações curriculares ACM/IEEE:
Cada OT especifica um grupo de unidades curriculares considerado nuclear para a área em questão (Círculo Central) e um grupo de disciplinas suplementares (2o Círculo). A obtenção de uma Opção Temática é conferida pela obtenção de 24 ECTS em disciplinas do seu Círculo Central e de 18 ECTS em unidades curriculares do seu 2o Círculo. Passamos a descrever a OT em Sistemas e Computação, de cujo 2o círculo faz parte a unidade curricular de TRP.
UNIDADES CURRICULARES | H. CONTACTO | SEM | ECTS | TIPO |
1o ano | ||||
Computação Adaptativa | T:30; PL:30; O:2 = 62 | 1 | 6 | Opc. |
Fundamentos de Sistemas de Comunicação | T:30; PL:30; O:2 = 62 1 | 1 | 6 | Opc. |
Gestão de Sistemas e Redes | T:30; PL:30; O:2 = 62 | 1 | 6 | Opc. |
Integração de Sistemas | T:30; PL:30; O:2 = 62 | 1 | 6 | Opc. |
Inteligência Artificial | T:30; PL:30; O:2 = 62 | 1 | 6 | Opc. |
Interacção Humano-Computador | T:30; PL:30; TC:2 = 62 | 1 | 6 | Opc. |
Mobilidade em Redes de Comunicação | T:30; PL:30; O:2 = 62 | 1 | 6 | Opc. |
Sistemas de Gestão de Dados | T:30; PL:30; O:2 = 62 | 1 | 6 | Opc. |
Org, Comp, Conhecimento e Inovação | T:15; S/OT:45; TC:2 = 62 | 2 | 6 | Obrig. |
Aplicações para Internet | T:20; PL:35; OT:5; O:2 = 62 | 2 | 6 | Opc. |
Computação de Alto Desempenho | T:30; PL:30; O:2 = 62 | 2 | 6 | Opc. |
Computação Evolucionária | T:30; PL:30; O:2 = 62 | 2 | 6 | Opc. |
Estudo e Desenvolvimento de Jogos | T:30; PL:30; O:2 = 62 | 2 | 6 | Opc. |
Gestão de Projectos de Software | T:20; PL:40; O:2 = 62 | 2 | 6 | Opc. |
Informática Médica | T:30;PL:20;TC:5;OT:5;O:2=62 | 2 | 6 | Opc. |
Inteligência no Negócio | T:30; PL:30; TC:2 = 62 | 2 | 6 | Opc. |
Laboratório de Comunicações | T:15;PL:45; O:2 = 62 | 2 | 6 | Opc. |
Modelação e Desempenho de Redes | T:30; PL:30; TC:2 = 62 | 2 | 6 | Opc. |
Multimédia Avançada | T:15; S:5; PL:18; O:5 = 43 | 2 | 6 | Opc. |
Planeamento e Gestão da Produção | T:25; PL:30; S:3; O:4 = 62 | 2 | 6 | Opc. |
Segurança em Sistemas de Comunicação | T:30; PL:30; O:2 = 62 | 2 | 6 | Opc. |
Segurança em Sistemas de Informação | T:27; PL:33; O:2 = 62 | 2 | 6 | Opc. |
Sistemas Inteligentes para Gestão de Conhecimento | T:20; P:30; S:10; O:2 = 62 | 2 | 6 | Opc. |
Sistemas Ubíquos | T:14;PL:14;PR:12;S:10;O:3=53 | 2 | 6 | Opc. |
Visão Computacional | T:30; PL:30;O:2 = 62 | 2 | 6 | Opc. |
Manipuladores e Robótica | T:30; PL:30; O:2 = 62 | 2 | 6 | Opc. |
Teoria da Comunicação | T:30; PL:30; O:2 = 62 | 2 | 6 | Opc. |
Processamento Digital do Sinal e da Voz | T:30; PL:30; O:2 = 62 | 2 | 6 | Opc. |
1o ano
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Gestão de Empresas | T:15; S/OT:45;TC:2 = 62 | 1 | 6 | Obrig. |
Aplicações Telemáticas | T:15; PL:30; O:2 = 47 | 1 | 4 | Opc. |
Engenharia de Redes | T:15; PL:30;O:2 = 47 1 4 Opc. | 1 | 4 | Opc. |
Gestão de Sistemas de Informação | T:15; S:30; TC:45; O:2 = 62 | 1 | 6 | Opc. |
Métodos de Investigação | T:15; S/OT:45; TC:2 = 62 | 1 | 6 | Opc. |
Multimédia e Aprendizagem | T:15; PL:25; O:6 = 46 | 1 | 6 | Opc. |
Protocolos de Comunicação II | T:30; PL:30; O:2 = 62 | 1 | 6 | Opc. |
Reutilização de Software | T:30; S:30; O:2 = 62 | 1 | 6 | Opc. |
Sistemas de Comunicação | T:30; PL:30; O:2 = 62 | 1 | 6 | Opc. |
Sistemas Integrados de Apoio ao Negócio | T:30; S:30; O:2 = 62 | 1 | 6 | Opc. |
Supervisão e Informática Industrial | T:27; PL:33; O:2 = 62 | 1 | 6 | Opc. |
Técnicas de Reconhecimento de Padrões | T:30; S:30; O:2 = 62 | 1 | 6 | Opc. |
Teoria e Prática da Optimização | T:25; PL:30; S:3; O:4 = 62 | 1 | 6 | Opc. |
Tópicos Avançados de Comunicações | T:15; PL:30; O:2 = 47 | 1 | 4 | Opc. |
Web Semântica | T:20; PL:30; S:10;O:2 = 62 | 1 | 6 | Opc. |
Dissertação/Estágio | OT:50 = 50 | 1, 2 | 42 | Obrig. |
Esta área temática visa a concepção, desenvolvimento e implementação dos processos (e mecanismos) que permitam integrar de forma coerente soluções com as seguintes características apresentadas em [BolonhaMEI, 2006]:
A Tabela 2.3 descreve os Objectivos de Aprendizagem definidos para esta OT, que apresenta como pré-requisitos indicativos a realização das disciplinas do primeiro ciclo na vertente programação, arquitectura de computadores, bases de dados, inteligência artificial e software de sistema.
Na Tabela 2.4 pode observar-se que o Círculo Central desta OT é constituído por 4 unidades curriculares (Computação de Alto Desempenho, Computação Evolucionária, Computação Adaptativa e Inteligência Artificial) que totalizam 24 ECTS. Estas disciplinas têm, pois, carácter obrigatório para quem pretenda realizar esta Opção Temática. No 2o Círculo, encontra-se um leque bastante alargado e diversificado de unidades curriculares com as quais se torna necessário realizar um mínimo de 18 ECTS, o que confere ao aluno grande flexibilidade na construção de um perfil próprio.
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Unidades Curriculares da OT em Sistemas e Computação
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Círculo | Unidade Curricular | ECTS | Tipo |
Círculo Central | Computação de Alto Desempenho | 6 | Obrigatória |
Computação Evolucionária | 6 | Obrigatória | |
Computação Adaptativa | 6 | Obrigatória | |
Inteligência Artificial | 6 | Obrigatória | |
2o Circulo | Aplicações para Internet | 6 | |
Informática Médica | 6 | ||
Integração de Sistemas | 6 |
Obter pelo menos |
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Inteligência do Negócio | 6 | ||
Planeamento e Gestão da Produção | 6 |
18 ECTS |
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Reutilização de Software | 6 | ||
Sistemas de Gestão de Dados | 6 |
nestas unidades |
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Sistemas Inteligentes para Gestão de Conhecimento | 6 | ||
Sistemas Ubíquos | 6 | |
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Supervisão e Informática Industrial | 6 | ||
Técnicas de Reconhecimento de Padrões | 6 | ||
Teoria e Prática da Optimização | 6 | ||
Web Semântica | 6 | ||
Actividades de Aprendizagem previstas para TRP
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Actividade (1) | Descrição | HT (2) | HC (3) | ECTS |
T | Aulas de exposição
(plenárias) focando os conceitos
básicos, de forma a permitir a
aquisição de conhecimentos e
competências previstas nos grupos 1 e 3. Apresentação de Seminários e sua discussão sobre temas que envolvem as competências 2 e 3. | 30 | 30 | 1,11 |
PL | Aulas
de Resolução de Problemas
com vista à preparação do
Projecto. Desenvolvimento
do Projecto para facilitar a
aquisição das competências dos grupos 2 e 3. | 30 | 30 | 1,11 |
O | Estudo e Avaliação. Inclui
elaboração de
Relatório Escrito e Defesa Oral.
Relaciona-se com a aquisição
das competências dos grupos 1, 2, 4 e 5. | 102 | 2 | 3,78 |
Totais: | 162 | 62 | 6 | |
Notas:
(1) T: Aula Teórica (magistral); PL: Prática Laboratorial (laboratório não-supervisionado); O: Outras actividades (semináros, estudo, avaliação, etc.) (2) Horas de trabalho do estudante, “incluindo todas as formas de trabalho previstas, designadamente as horas de contacto e as horas dedicadas a estágios, projectos, trabalhos no terreno, estudo e avaliação” (3) Horas de contacto (sub-conjunto de HT) | ||||
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