2.4 A Disciplina de Técnicas de Reconhecimento de Padrões

A disciplina de Técnicas e Reconhecimentos de Padrões (TRP) é uma disciplina do 2o Circulo, sendo leccionada no 1o semestre, do 2o ano do MEI. A disciplina está assim no final da sequência de cadeiras da opção Temática de Computação. Os alunos que tenham escolhido esta opção temática encontram encontram a jusante no plano de estudos do MEI, a presente disciplina. O Currículo da disciplina, numa perspectiva de um conjunto de “‘aprendizagens pretendidas”  [Roldão, 2003] é apresentado na Tabela 2.6 que descreve as competências a adquirir, e no Quadro 6, onde são apresentados os conteúdos que deverão ser apropriados no processo de aprendizagem. Como pré-requisitos, estão as todas as disciplinas de Programação da LEI. Ainda importantes, como pré-requisitos, são todas as disciplinas base de Matemática com particular enfoque nas de Matemática Discreta, Álgebra, e Estatística. Na secção seguinte, analisamos as interacções de TRP com outras disciplinas.

2.4.1 Modelo Lectivo da Disciplina de TRP

O Modelo Lectivo previsto para a disciplina, que se apresenta na Tabela 2.5 prevê a realização de 30 horas de Aulas Teóricas e outras 30 de Prática Laboratorial e Seminários. Estão ainda previstas 102 horas para actividades de estudo e avaliação.

2.4.2 Articulação com outras Disciplinas

Quanto interacções com outras disciplinas do MEI, a montante de TRP, destacamos as que sumariamos na Tabela 2.7(parte (a), e a jusante (parte (b)), onde incluímos os conteúdos de aprendizagem que nos parecem relacionarem-se mais com os resultados de aprendizagem de TRP.





Unidades Curriculares do MEI que interagem com TRP



Unidade Curricular A/S Conteúdos



Inteligência Artificial 1/1 – Representação de Conhecimento
– Inferência
– Aprendizagem Simbólica
– Planeamento
– Sistemas Multi-Agentes



Computação Evolucionária 1/2 – Princípios de Computação Evolucionária
– Vida Artificial e Inteligência de Enxame



Estudo e Desenvolvimento de Jogos 1/2 – Jogos e populações de jogadores
– géneros e estilos de jogo
– Jogos: contextos sócio-técnicos e de aprendizagem
– Gestão de fluxo e emotividade
– Integração de técnicas de Inteligência Artificial



Inteligência do Negócio 1/2 – Data Mining
Selecção de Dados, Limpeza e Pré-processamento
– Redução e Transformação de Dados
– Escolha dos Algoritmos
– Avaliação e Aplicação dos Modelos



Sistemas Inteligentes para Gestão de Conhecimento 1/2 – Introdução à Gestão de Conhecimento
– Representação e Indexação de Conhecimento
– Ontologias
– Bases de Conhecimento
– Bases de Casos
– Indexação de Conhecimento
– Recolha e Pesquisa de Conhecimento
– Métricas de Semelhança Semântica
– Algoritmos de Recolha com Base em Ontologias
– Reutilização de Conhecimento
– Metodologias de Adaptação



Informática Médica 1/2 – Metodologias para o apoio à decisão em medicina
– Principais Técnicas Utilizadas
– Redes neuronais, sistemas difusos e especialistas
– Sistemas de Classificação Automática



Sistemas Ubíquos 2/1 – Modelos de Interacção
– Computação situacional
– Interacção natural e multimodal
– Interacção individuo/múltiplos dispositivos
– Invisibilidade
– Proactividade
– Modelos cognitivos
– Cenários de Computação Ubíqua



Web Semântica 2/1 – Introdução à Web Semântica
– Linguagens para a Web Semântica
– XML / RDF; RDF Schema; OWL
– Ferramentas de Criação de Ontologias




Tabela 2.7: Relação de TRP com outras UCs do MEI