4.3 Avaliação

Os métodos de avaliação devem estar de acordo com os objectivos de aprendizagem. Para tomar em consideração a avaliação de todos esses objectivos, muito contribuem os métodos de ensino.

Os objectivos da avaliação estão centrados nos conhecimentos e nas competências adquiridas. Assim, organizámos as actividades de avaliação no sentido de lhes dar resposta. Na disciplina de TRP, os momentos de avaliação são de três tipos: Prova Escrita; Seminários; e Projecto.

A avaliação de conhecimentos vai ser realizada através de provas escritas globais (exames) incidindo essencialmente sobre resultados 1.2, 1.3, 2.1, 2.2. e 3.1. Estas provas são com consulta e terão uma duração aproximada de 2h. As questões colocadas podem envolver qualquer matéria leccionada nas aulas teóricas. O Exame tem um peso de 30% ( 6 valores em 20).

Quer os Seminários, quer o Projecto (Relatório e Software) são submetidos pelos alunos na Plataforma Moodle. A componente dos Seminários compreende a elaboração de uma apresentação individual sobre um tema de TRP, previamente escalonado no início da cadeira; nesta rubrica, há ainda espaço para avaliação da participação no Forum do Moodle, lançado com a temática “Apoio a Seminários”. Os seminários têm também um peso de 30%.

A componente do Projecto compreende a elaboração de um relatório, a sua submissão no Moodle bem como do código desenvolvido e defesa oral. Estas actividades incidem essencialmente sobre resultados de aprendizagem 1.3, 1.4,2.3, 3.1, 3.2, 4.1, 4.2 e 5.1. Reserva-se um peso de 40% (8 valores em 20) para o Projecto. Existe ainda a criação de um Forum no Moodle, designado por “Apoio ao Projecto”, em que os alunos colocam dúvidas, questões (e.g. complexidade computacional dos algoritmos, dependendo da dimensionalidade do problema, do número de amostras do dataset, de insconsistências como, por exemplo, existência de NaNs nos datasets que ocorrem sobretudo em problemas reais de processamento de sinal como imagem ou voz, etc.). Apesar deste Forum funcionar em pleno, não é avaliado no sentido estricto.

Para todas as componentes da avaliação são estabelecidos mínimos para aprovação (35% para uniformizar com outras disciplinas).

Apresentamos na Tabela 4.1 as várias componentes de avaliação e a contribuição destas para a avaliação das várias competências.








Competências Avaliadas em TRP






Competências Exame Seminários
Projecto






Exame Normal Exame Recurso
Apresentação Oral Relatório Qualidade do Software Defesa Oral






conhecimento e capacidade de compreensão






Aplicação de conhecimentos e compreensão






Realização de julgamento/ tomada de decisão






Comunicação






Competências de Auto aprendizagem







Tabela 4.1: Competências versus Componentes de Avaliação

Nos Anexos CDEG são apresentados os enunciados das fichas práticas, os enunciados das provas, os enunciados dos Projectos e as projecções das aulas teóricas. Incluímos também o Relatório do Projecto de um aluno, Anexo I, apresentado durante a edição lectiva de 2009–2010.