4.1 Contornos Gerais

A reforma de Bolonha mudou o paradigma de ensino, passando este a centrar-se no desenvolvimento de competências, sendo antes centrado na transmissão de conhecimentos. O sistema de ECTS acabou também por reformular a contabilização do tempo lectivo, permitindo novas concepções de desenho de cursos com reflexos directos nas soluções de ensino/aprendizagem em cada unidade curricular. Isto levou a adaptação (e redobrada preocupação) com os métodos de ensino, que passaram a ajustar-se a novas realidades.

Embora a concepção de TRP tivesse sido concretizada em 2004/2005, houve todo um trabalho adicional que resultou da adaptação do modelo então concebido, pré-Bolonha, para a elaboração da ficha da unidade curricular, no contexto das cadeiras opcionais do MEI, que resultaram da Reforma de Bolonha, como já foi explicado.

Para cumprimento no estipulado nesta UC as competências a adquirir em TRP englobando os pontos 1.3 e 1.4, 2. e 3., já explicitadas na Tabela 2.6, assumem particular relevância porquanto consubstanciam dois dos seus pontos essenciais, nomeadamente, “aplicação de conhecimentos e compreensão” e a “realização de julgamento/tomada de decisões”.

São ainda de mencionar os seguintes factores que porventura vão condicionar a estratégia pedagógica adoptada e descrita na secção seguinte: