Nas aulas práticas (duas horas, uma vez por semana) faz-se um maior apelo ao trabalho individual ou em grupo, orientado pelo docente. As aulas práticas serão aulas de laboratório designadas, no modelo de Bolonha, por open labs. O seu conteúdo técnico, incluindo objectivos, metodologia e resultados esperados, está completamente especificado. As competências se espera que o aluno adquira no open lab estão também claramente identificadas pelo detalhe da especificação do próprio trabalho em si. Falta apenas estabelecer e medir o esforço em número de horas gasto em adquirir as bases necessárias e familiarizar-se com as ferramentas adequadas para a sua realização.
Fichas Práticas | ||
Trabalho | Tópicos | Planeamento |
Discriminação de Padrões | – Regiões de Decisão – Separabilidade de Hiperplanos – Métricas de Espaços | Semana 1 |
Selecção de Características | – Análise de Componentes
Principais – Teste de Kruskal-Wallis – Avaliação de Características | Semanas 2 & 3 |
Classificadores Estatísticos 1 | – Discriminantes Lineares – Métrica Euclidiana – Métrica de Mahalanobis | Semana 4 |
Classificadores Estatísticos 2 | – Discriminantes Lineares – Discriminante de Fisher – Perceptrão (Simples & Multi) | Semana 5 |
Classificadores Estatísticos 3 | – Distribuições Gaussianas – Estimação da Máxima Verosimilhança – Classificador de Bayes | Semanas 6 & 7 |
Estimação Não-Paramétrica | – K-Vizinhos mais próximos – Curvas ROC | Semana 7 |
Métodos de Agrupamento | – Agrupamento Hierárquico – Agrupamento das K-Médias | Semana 9 |
Máquinas de Vectores de Suporte | – Margem Rígida – Margem ‘Soft’ | Semanas 10 & 11 |
Apoio ao Projecto | – Fases do Projecto | Semanas 12 & 15 |
A ferramenta computacional de suporte à realização das Fichas Práticas é o MATLAB, que, os alunos já usaram em Computação Adaptativa e, os outros, não têm qualquer problema dado que se trata de alunos do 2 que possuem grande maturidade. Para além disso, os alunos utilizam ainda a Toolbox de Reconhecimento de Padrões, já referida no Capítulo 3, disponível em http://cmp.felk.cvut.cz/cmp/software/stprtool/. Mesmo para os alunos que não utilizaram no percurso de formação anterior esta ferramenta, verifica-se que é com facilidade que rapidamente se sentem confortáveis com a mesma, passando a utilizá-la regularmente, nas actividades das aulas (e extra aulas).
O planeamento dos trabalhos práticos é ilustrado na Tabela 5.12. São organizados pela temática das aulas teóricas de modo a haver sintonização, tanto quanto possível, entre ambas.
São resolvidas fichas de trabalhos práticos com recurso a programas computacionais referidos acima, acompanhando a matéria exposta nas aulas teóricas (nos textos de apoio da disciplina). Utilizam-se nos trabalhos datsets disponíveis em suporte electrónico no livro seguido (e que colocamos na Intranet, na página da cadeira, na rubrica dos materiais de apoio). Para além disso, os alunos têm acesso em http://eden.dei.uc.pt/~bribeiro/UCI/ a repositórios de dados (também) disponíveis em sitíos da internet de aprendizagem computacional (http://archive.ics.uci.edu/ml/) reduzindo-se assim os tempos de acesso via rede. Promove-se nas aulas o desenvolvimento da capacidade argumentativa pelo debate e a discussão. Utiliza-se o quadro para rever conceitos (explicados nas teóricas) ou clarificar especificidades numéricas.
Seguidamente, apresenta-se o planeamento das aulas práticas com o conjunto de trabalhos cujos temas abarcam, na sua quase globalidade, a matéria abordada nas aulas teóricas.