Capítulo 1
Introdução

O presente relatório descreve o enquadramento, objectivos, programa e conteúdos, estratégia pedagógica e métodos de ensino e de avaliação da disciplina de Técnicas de Reconhecimento de Padrões (TRP), unidade curricular do 1o semestre do 2o ano do Mestrado em Engenharia Informática (MEI) do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Esta disciplina foi criada como resultado do processo de adaptação ao modelo de Bolonha da anterior Licenciatura em Engenharia Informática, com duração de 5 anos, de que resultou o lançamento de dois novos cursos correspondentes aos dois primeiros ciclos de estudos: a Licenciatura em Engenharia Informática (LEI), com duração de 3 anos, e o Mestrado em Engenharia Informática, com duração de 2 anos, correspondendo ao modelo adoptado no espaço europeu. A adopção do modelo de Bolonha no departamento passou ainda pela criação de um Programa de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação (PDCTI) correspondente ao 3o ciclo de estudos.

A disciplina de TRP pertence à área curricular de Especialidades Optativas (OP), que integra um conjunto diversificado de cadeiras, as quais o aluno pode escolher de forma livre de modo a realizar 66 ECTS do total de 120 necessários para a conclusão do curso. As duas restantes áreas curriculares, nomeadamente, Economia, Gestão e Ciências Sociais (EGCS) e Dissertação/Estágio (DES) contêm as disciplinas obrigatórias, perfazendo os restantes 54 ECTS.

À semelhança doutros cursos da mesma índole, foram definidos grupos de disciplinas optativas, denominados Opções Temáticas1 (OTs), correspondendo a uma especialização numa determinada área científico-tecnológica. As OTs são compostas por um grupo de cadeiras considerado nuclear para essa área (Círculo Central) e um grupo de disciplinas suplementares (2o Círculo). A obtenção de uma Opção Temática é conferida pela obtenção de 24 ECTSs em disciplinas do seu Círculo Central e de 18 ECTSs em disciplinas do seu 2o Círculo. A disciplina de TRP está incluída no 2o Círculo da OT em Sistemas e Computação.

Embora esta unidade curricular, como referido acima, tivesse sido criada com a Reforma de Bolonha (e vindo a funcionar regularmente no decurso destes 4 anos) havia já sido proposta pela autora para satisfação dos requisitos do concurso documental para Prof Associado do Departamento de Engenharia Informática em 20052 .

O relatório inicia-se com a presente Introdução, seguindo-se no próximo Capítulo o enquadramento de TRP, na Reforma de Bolonha, no MEI, dando-se ênfase à sua contextualização quer na LEI a montante, quer no PTDCI a jusante. No Capítulo 3 analisa-se o ensino de TRP no contexto avançado de Engenharia Informática, no 2o ciclo, quer no plano nacional, tendo como referência as principais Universidades, quer no plano internacional, tendo como referência algumas Universidades do espaço europeu não deixando porém de mencionar algumas Universidades americanas. No Capítulo 4 são objecto de exposição e discussão os métodos de ensino e avaliação. No Capítulo 5 são sintetizados os objectivos da disciplina, que nortearam a definição dos seus conteúdos, o programa e respectiva calendarização da disciplina. No Capítulo 6 são efectuadas as considerações finais. O relatório termina com a indicação da bibliografia geral da disciplina em que o respectivo programa se encontra organizado. O relatório contém ainda um conjunto de Anexos que nos pareceram de interesse para a fundamentação de alguns aspectos do mesmo.