Neste documento apresentou-se o enquadramento, o programa, os conteúdos, os métodos de ensino teóricos e práticos da disciplina de Técnicas de Reconhecimento de Padrões, integrada no plano de estudo do Mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Procurou-se neste relatório apresentar os princípios subjacentes à sua organização e funcionamento no contexto do plano curricular do MEI, resultante do processo de adaptação ao Modelo de Bolonha, dando particular atenção aos objectivos de aprendizagem, e às metodologias.
Trata-se de uma unidade curricular que tem a montante, no MEI, as disciplinas de Computação Adaptativa e Inteligência Artificial, ambas obrigatórias da opção temática de Computação e Sistemas. Beneficia assim dos conteúdos ministrados nessas disciplinas, aparecendo como um caminho natural para os estudantes que escolheram aquela opção temática.
A unidade curricular de TRP apresenta muitos desafios aos alunos, desde já pela fundamentação teórica, de conteúdos matemáticos vastos, mas torna-se extremamente compensadora e aliciante no que toca aos problemas que resolve. Esta disciplina, criada no enquadramento de Bolonha como opcional, apresenta-se com um teor inovador no que respeita ao anterior plano de estudos da LEI-5. No entanto, TRP posicionando-se decidamente no trilho da Inteligência Computacional pelas matérias de base dadas a montante, lança sem dúvida novos desafios que pretendem resolver questões tão intrigantes com o reconhecimento de formas, fisionomias, sons ou imagens procurando técnicas que se inspiram na percepção sensorial.
Apesar de nos termos debatido com os problemas inerentes a uma transição ao nível das metodologias de ensino e estratégias pedagógicas, consideramos que os passos no caminho já percorrido têm sido muito positivos, e esperamos que continue a ser desafiante como até aqui.