Página Principal Seguinte

"Fixes that Backfire"

Figura 2.2.2.

 Este arquétipo centra-se no conceito que qualquer decisão tem consequências a curto e longo prazo, por vezes completamente opostas. Há um problema que necessita de uma solução. Procura-se uma solução que rapidamente seja aplicada e alivie o problema ("balancing loop" - em direcção à estabilidade). Todavia, porque é geralmente a mais simples (denominada por "quick fix"), as suas consequências a longo prazo acabam por deteriorar a performance do sistema ("reinforcing loop" - em direcção ao declínio).

Embora conhecendo muitas vezes as consequências negativas dos "quick fixes", os gestores não resistem à miragem de uma cura rápida que lhes garanta os velhos e bons resultados. "But they do it anyway, because the pain of not doing nothing right away is more urgent, and feels more powerful…" [3]. À pequena vitória sucede frequentemente uma longa derrota em que a performance decresce para valores ainda mais críticos que antes devido às tais consequências negativas de uma solução fácil. O pior chega quando se insiste na dita solução tantas vezes que se acaba por pensar que não existe ou não valerá a pena aplicar nenhuma outra.

Lide com esta situação

 - descubra as consequências a longo prazo das soluções praticadas. Consciencialize que os ""quick fixes" estão apenas a aliviar o seu problema e não a resolvê-lo. Podemos mesmo dizer que estão a escondê-lo de si para que mais tarde lhe apareça ainda com maior gravidade.

- gradualmente diminua a frequência com que recorre ao "quick fix". Se necessário, escolha "quick fixes" de consequências menos graves no futuro ou aqueles que possam ser mais facilmente ultrapassadas.

- é nossa convicção que deve, em qualquer caso, ganhar apenas o tempo suficiente para formular uma solução apropriada para o seu problema. Comece explicitando claramente qual o problema que pretende ultrapassar. Para as soluções alternativas encontradas, escolha aquela que mais se coaduna com a visão da sua empresa. Evite as soluções que o levam para caminhos opostos daquele definido pela sua visão. Mesmo que esteja na 1ª iteração do ciclo que lhe propomos, já terá uma boa noção da sua visão e, consequentemente, mais fácil será identificar as soluções erradas.

Página Principal Seguinte