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Entidades
Definições
conjunto de pessoas encarregues de definir e gerir as actividades a desenvolver para a realização do Encontro. Processos 1. Definir os objectivos e características do Encontro - definir as linhas gerais do Encontro, nomeadamente a sua forma (congresso, seminário ou sessão de trabalho), os objectivos que se propõe atingir, o público-alvo e os temas a abordar. 2. Planear globalmente o Encontro - definir as actividades a desenvolver; estabelecer prioridades e prazos; avaliar a execução deste plano e, em caso de desvios, replanear. 3. Gerir a estrutura organizativa do Encontro - planear, dirigir e controlar a estrutura organizativa e actividades necessárias à realização do Encontro. Tipos de Informação 1.1. Modelo do Encontro - conjunto de dados que descrevem a forma do Encontro, os seus objectivos e o público-alvo. 1.2. Plano de actividades - conjunto de dados que descrevem as actividades, as suas inter-dependências e prazos. 1.3. Estrutura organizativa - conjunto de dados que descreve a estrutura organizativa. 1.4. Estado de execução das actividades - conjunto de dados que resultam da avaliação do grau de concretização das actividades. 1.5. Avaliação da performance da estrutura organizativa - conjunto de dados resultantes da avaliação do funcionamento dos grupos. Ex: se as actividades que competiam a um grupo foram concretizadas a tempo e com a qualidade desejada.
conjunto de entidades, individuais ou colectivas, que assistem às sessões do Encontro. Processos 1. Contactar potenciais participantes - entrar em contacto com entidades que constituam possíveis participantes. Ex.: ex-alunos, representantes de empresas, etc.. 2. Controlar inscrições - enviar, receber e registar fichas de inscrição; controlar pagamentos. 3. Analisar participantes - efectuar, no final do Encontro, estudos de análise relativos às categorias de participantes. Tipos de Informação 2.1. Cadastro de participantes - dados que descrevem os participantes inscritos e contactados. 2.2. Cadastro de ex-alunos - dados que descrevem os ex-alunos contactados. 2.3. Modalidades de inscrição - dados que indicam as várias modalidades de inscrição. 2.4. Estatísticas de participação - dados resultantes da análise dos grupos de participantes.
conjunto de entidades que contribuem com meios financeiros ou outros, com vista à realização do Encontro. Processos 1. Pensar contrapartidas - pensar nas várias contrapartidas a oferecer de acordo com vários escalões de patrocínio. 2. Contactar potenciais patrocinadores - entrar em contacto com os possíveis patrocinadores. 3. Controlar patrocínios - acordar contrapartidas com os patrocinadores e verificar se eles recebem o que lhes foi oferecido e pagam aquilo a que se comprometeram. Tipos de Informação 3.1. Escalões de patrocínios e contrapartidas - conjunto de contrapartidas oferecidas em troca de cada um dos escalões de patrocínio previstos. 3.2. Cadastro de patrocinadores - dados que descrevem os patrocinadores contactados. 3.3. Cadastro de patrocínios - dados que descrevem os patrocínios obtidos e quais as contrapartidas acordadas com cada patrocinador. 3.4. Relatório de contactos - dados que relatam os contactos efectuados.
conjunto de pessoas que intervêem nas sessões do Encontro. Processos 1. Definir oradores - encontrar os oradores adequados para os temas que serão debatidos nas sessões e, em caso de indisponibilidade, achar as alternativas. 2. Contactar e apoiar os oradores - entrar em contacto com os oradores; averiguar quais as condições materiais e outras, que impõem ou necessitam para a sua participação; receber e acompanhar os oradores durante o Encontro. Tipos de Informação 4.1. Cadastro de oradores - dados que descrevem os ordaores, o seu percurso profissional e o seu contacto. 4.2. Necessidades e exigências - conjunto de dados que descrevem os recursos e condições pedidas e/ou impostas pelos oradores.
conjunto de todas as actividades desenvolvidas no sentido de promover e melhorar a imagem do Encontro e afirmar a sua importância no contexto da divulgação das Tecnologias de Informação. Processos 1. Fazer uma análise interna e externa das formas de divulgação - analisar os pontos fortes do Encontro que possam ser explorados na sua divulgação, tendo também em conta o feedback obtido de anos anteriores, e estudar as formas de divulgação escolhidas em eventos semelhantes. 2. Estudar desejos e expectativas das entidades envolvidas - recolher as expectativas de patrocinadores e participantes relativas ao Encontro. 3. Conceber e utilizar meios de divulgação - estipular e conceber formas de divulgação como folhetos, cartazes, página Web e recorrer a meios de comunicação social para a divulgação do Encontro, adequando a forma de divulgação ao meio utilizado. Ex: publicidade adequada ao meio de comunicação social utilizado, escolher os locais para a exposição de cartazes, estudar a quantidade de folhetos necessários e a sua forma de distribuição. 4. Recolher feedback dos participantes - reunir críticas e sugestões relativas ao modo como decorreu o Encontro nomeadamente através da elaboração e posterior tratamento de um inquérito. Tipos de Informação 5.1. Cadastro dos Meios de Comunicação Social - lista e dados referentes aos Meios de Comunicação Social adequados para a divulgação do Encontro. 5.2. Concorrência - conjunto de dados que resultam da análise da organização de eventos similares. 5.3. Expectativas - conjunto de dados que descrevem as expectativas e desejos actuais dos participantes e patrocinadores. 5.4. Situação da divulgação - dados que descrevem as formas e meios de divulgação já utilizados, bem como a distribuição do material publicitário. 5.5. Feedback - conjunto de dados que caracterizam as críticas e sugestões dos participantes, obtidas após o Encontro.
conjunto de sessões e outras actividades que decorrerão em paralelo com estas. Processos 1. Planear o programa - definir as sessões para os temas delineados, intervalos e actividades paralelas e, por fim, estabelecer o horário para o programa. 2. Preparar as sessões, dirigir e realizar as sessões - reunir informação sobre os temas e oradores das sessões; conhecer, se possível, o conteúdo das apresentações dos oradores; preparar a animação das sessões; articular com moderadores e oradores o modo como decorrerá cada sessão; intervir no debate, quando conveniente, para forma a dinamizá-lo. 3. Preparar e realizar actividades paralelas às sessões - preparar acções de interesse a desenvolver nas salas adjacentes à sala principal onde decorrerão as sessões e ssegurar, no próprio dia, o seu correcto funcionamento. Tipos de Informação 6.1. Sessões - dados que descrevem quais os oradores das sessões e quais os assuntos que vêm expor. 6.2. Programa - dados que descrevem o horário das sessões, intervalos e outros eventos do Encontro. 6.3. Actividades paralelas - dados que descrevem as actividades paralelas às sessões, os seus intervenientes e os recursos utilizados. 6.4. Informação recolhida - informação recolhida relativa aos temas das sessões que possa ser utilizada na preparação das sessões e na divulgação do Encontro.
conjunto de pessoas responsáveis pela organização do Encontro. Processos 1. Distribuir organizadores pela estrutura organizativa - determinar as necessidades humanas de cada grupo da estrutura organizativa e distribuir as pessoas interessadas por esses grupos. 2. Distribuir e controlar actividades - distribuir e escalonar actividades pelos organizadores envolvidos; verificar a distribuição estabelecida, adaptando-a consoante as alterações ao plano de actividades e as necessidades do momento. Tipos de Informação 7.1. Organizadores - dados que descrevem as pessoas envolvidas na organização do Encontro e o grupo a que pertencem. 7.2. Tarefas - dados que descrevem a distribuição dos organizadores pelas tarefas.
meios financeiros necessários para suportar a realização do Encontro. Processos 1. Elaborar Orçamento - proceder a uma estimativa de custos e receitas necessários à realização do Encontro. 2. Controlar gastos - controlar as despesas dentro do orçamento disponível. 3. Fazer contabilidade - proceder ao registo de despesas e receitas. Tipos de Informação 8.1. Plano de despesas e receitas - conjunto de dados que descrevem as despesas previstas e as formas de angariação das receitas necessárias. 8.2. Situação financeira - conjunto de dados que descrevem as receitas disponíveis e as despesas a liquidar. 8.3. Documentação financeira - facturas, recibos e outra documentação de foro financeiro.
conjunto de infra-estruturas necessárias à realização do Encontro. Processos 1. Disponibilizar espaços, equipamentos e materiais - fazer um levantamento de espaços, equipamentos e materiais necessários à organização e realização do Encontro e adquirir, por compra, empréstimo ou aluguer, os espaços, equipamentos e materiais necessários, bem como estipular as formas para os obter. 2. Utilizar espaços, equipamentos e materiais - utilizar, de acordo com as condições pré-estabelecidas, os espaços, equipamentos e materiais e devolvê-los, após o Encontro. Tipos de Informação 9.1. Cadastro de espaços, equipamentos e materiais - dados relativos aos espaços, equipamentos e materiais adquiridos, alugados ou requisitados por empréstimo. 9.2. Cadastro de fornecedores - dados que descrevem os fornecedores Ex.: Reitoria, Acção Social, etc.. 9.3. Contratos - dados que descrevem os contratos de aluguer, aquisição e empréstimo dos recursos aprovisionados. 9.4. Condições de utilização - dados que descrevem as condições exigidas para a utilização de espaços, equipamentos e materiais.
conjunto de dados e informações utilizados e gerados pelos organizadores no desempenho das suas funções. Processos 1. Planear os Sistemas de Informação de suporte ao Encontro - analisar quais as informações necessárias à organização do Encontro e a sua proveniência, quais as informações geradas internamente e quais os meios informáticos adequados ao seu armazenamento, processamento e distribuição. 2. Desenvolver os Sistemas de Informação - desenvolver os sistemas informáticos de suporte à organização do Encontro (incluindo não só os sistemas para utilização interna (ex: bases de dados, intranet) mas também os sistemas para comunicação com o exterior (ex: página Web). 3. Explorar os Sistemas de Informação - utilizar os sistemas informáticos desenvolvidos e prestar serviços de informação, bem como zelar pelo bom funcionamento e adequada utilização dos Sistemas de Informação.. Tipos de Informação 10.1. Plano Estratégico dos Sistemas de Informação - documento que descreve as necessidades de dados e informações e os meios informáticos de suporte ao seu armazenamento, processamento e distribuição. 10.2. Arquitectura Lógica dos Sistemas de Informação - documento que descreve os processos realizados durante a organização do Encontro e os tipos de informação utilizados e criados, bem como a responsabilidade das diferentes estruturas organizativas sobre a execução desses processos. 10.3. Cadastro dos Sistemas Informáticos - conjunto de dados que descreve os sistemas informáticos de suporte à organização do Encontro que estão disponíveis. 10.4. Estado de utilização dos Sistemas de Informação - conjunto de dados que descreve as actuais condições de funcionamento dos sistemas informáticos e o seu grau de utilização, bem como a qualidade dos serviços de informação prestados. 10.5. Informação - conjunto de dados que descreve a informação existente, os titulares da sua custódia e o suporte informático onde se encontra armazenada.
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