Vivemos numa sociedade cada vez mais exigente e
competitiva. A cada dia que passa, as empresas gastam mais e mais dinheiro na
optimização de todos os capítulos do seu dia-a-dia. De entre as maiores prioridades,
vale a pena citar a Economia e a Gestão da mão-de-obra. Para uma avaliação esclarecida
destes dados, torna-se necessário o estabelecimento de métricas, que possam quantificar
quer os bons, quer os maus desempenhos. Exemplos de métricas na economia são os índices
bolsistas, bem como a cotação de acções. Em relação à gestão da mão-de-obra,
podem tirar-se muitas conclusões medindo a produtividade dos empregados em diferentes
cargos(ex: o número de linhas de código que um programador "produz" por dia).
Estes dois exemplos anteriores, fazem parte do universo do "benchmarking". O
"benchmarking" consiste em arranjar maneiras de medir algo, efectuar essas
medições, e tirar conclusões a partir dos resultados. A palavra remete-nos quase sempre
para a área da Informática, mas é até, em muitos casos, mais fácil encontrar dados
sobre "benchmarking" na área de Gestão, do que sobre a área da Informática,
na qual esta página se debruça.
O objectivo desta página é então apresentar informação organizada sobre o
"benchmarking" na Informática.
Existem muitas coisas que podem ser medidas na "performance" de um computador.
No entanto, isto está muito longe de significar que é fácil comparar dois sistemas
diferentes. A informática, num nível baixo, no nível da arquitectura, acaba por se
reduzir sempre ao problema de arranjar compromissos entre algumas coisas. Com isto
queremos dizer que ninguém pode estar à espera de encontrar uma máquina de sonho, que
seja a melhor de todas em tudo. É possível, e até desejável, que hajam máquinas
especializadas, que estejam preparadas para fazer um trabalho específico da melhor
maneira possível. Mas essas máquinas têm de ser necessariamente fracas em quase todos
os outros domínios. O trabalho do "benchmarking" nesta área, reduz-se a
encontrar maneiras de organizar tudo aquilo que pode ser medido da melhor maneira, de modo
a permitir a inteligibilidade da informação, permitindo-nos isto tirar conclusões sobre
o desempenho de um determinado sistema, ou de uma sua parte.
Uma Benchmark completa
Antes de passarmos ao estudo de uma empresa muito famosa nesta área, propomos que faça o download e execute uma benchmark que recolhemos. Trata-se de uma benchmark que mede o desempenho gráfico da sua máquina. Chama-se Cinema 4D(XL) e é de outra empresa também importante: a Maxon. O arquivo é bastante grande(6.17 MB), mas contém muitas coisas, entre as quais, documentação cuja leitura recomendamos vivamente, até porque sem ela será bastante complicado perceber o que quer que seja. Aqui está ela:
Grande parte do problema desta área, reside na
produção de programas que sejam efectivamente capazes de produzir medições credíveis.
Alguns de nós já terão tentado fazer programas que executassem esta tarefa. Há,
literalmente, milhares de exemplos de "benchmarks" disponíveis na Internet.
Seria fatigante e provavelmente pouco produtivo recolher alguns desses exemplos e falar
deles aqui. Correríamos o risco de o resultado ser uma amálgama de benchmarks confusa,
pouco esclarecedora, e provavelmente, pouco representativa.
A ideia em que nos baseámos então, foi a de escolher uma empresa perita no assunto, e,
através do seu site Internet, recolher dados que permitissem transmitir uma ideia firme
daquilo de que pretendemos falar.
Para alguém minimamente conhecedor, falar de "benchmarking" informático, é
falar da SPEC. Esta empresa monopoliza o mercado de benchmarks na informática.
Seguir para a descoberta da SPEC
Paulo Sacramento & Pedro Martins.
Revisto em: 20 de Setembro de 2001