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1994.October

 

 

Proceedings of the II Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação, RIBIE 94, vol. 2, p. 16, ISBN:972-614-272-1

Lisboa, Portugal

1992

 

Enquadramento Conceptual de Ensino/Aprendizagem para o Desenvolvimento de Programas Educativos

J. Batista, ISCAA/CISUC, Portugal
A. Dias de Figueiredo, CISUC, Portugal

 

Resumo

A identificação de alguns problemas na transição entre as fases de concepção e de desenvolvimento de programas educativos conduziu-nos ao desenvolvimento de um enquadramento conceptual de ensino/aprendizagem para aplicação nessa transição. Nesse enquadramento, que designamos por modelo das três entidades, são explicitamente caracterizadas as três entidades envolvidas na utilização de um programa educativo - o aluno, o educador e o programa educativo -, bem como a forma como as três entidades comunicam entre si. Este modelo é explorado para a aplicação prática através de uma outra proposta, a tabela de responsabilidades estendida, que permite especificar a interacção entre as três entidades. Esta tabela é construída na transição da fase de concepção para a fase de desenvolvimento de programas educativos e conduz à utilização de métodos orientados a objectos durante o desenvolvimento.

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1999 Joao Batista
Last modified: Abril 02, 2000