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IV Simpósio Sobre Comportamento Organizacional University of Coimbra, Coimbra, Portugal 1999 Estudo de Aproximação Entre os Sistemas de Informação e a Aprendizagem Organizacional J.
Batista, ISCAA/CISUC, Portugal Resumo Neste estudo apresentamos um contributo para reduzir a distância que separa as áreas dos sistemas de informação e da aprendizagem organizacional. A dificuldade de relacionamento entre estas duas áreas é antiga [1], embora não tenha sido entretanto resolvida. Como contributo para esta aproximação, este estudo parte de uma estrutura de conceitos de sistemas de informação já estabelecida, The FRISCO Report [2]. Mostramos que, se restringirmos a ambiguidade desses conceitos, podemos usá-los para descrever a aprendizagem organizacional em termos que, tendo origem na área dos sistemas de informação, encaixam perfeitamente em estruturas já existentes de aprendizagem organizacional. O nosso interesse recai na estrutura de aprendizagem organizacional proposta por Huber [3] e nos desenvolvimentos de Dixon [4], que apresenta cinco áreas na aprendizagem organizacional: aquisição de informação; distribuição e interpretação de informação; atruibuição de sentido; memória organizacional; e recuperação de informação. Os conceitos de sistemas de informação que usamos neste relacionamento são: dado; informação; comunicação; mensagem; conhecimento; e conhecimento partilhado. Destes, assume particular importância neste estudo o conceito de informação, que usamos para enquadrar os restantes. Sugerimos que o desenvolvimento deste estudo, nomeadamente sobre terminologia e conceitos partilhados, pode contribuir significativamente para fortalecer a relevância: dos sistemas de informação para a aprendizagem organizacional; e da aprendizagem organizacional para os sistemas de informação.
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