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1999.October

 

 

IV Simpósio Sobre Comportamento Organizacional

University of Coimbra, Coimbra, Portugal

1999

 

Estudo de Aproximação Entre os Sistemas de Informação e a Aprendizagem Organizacional

J. Batista, ISCAA/CISUC, Portugal
A. Dias de Figueiredo, CISUC, Portugal

 

Resumo

Neste estudo apresentamos um contributo para reduzir a distância que separa as áreas dos sistemas de informação e da aprendizagem organizacional. A dificuldade de relacionamento entre estas duas áreas é antiga [1], embora não tenha sido entretanto resolvida. Como contributo para esta aproximação, este estudo parte de uma estrutura de conceitos de sistemas de informação já estabelecida, The FRISCO Report [2]. Mostramos que, se restringirmos a ambiguidade desses conceitos, podemos usá-los para descrever a aprendizagem organizacional em termos que, tendo origem na área dos sistemas de informação, encaixam perfeitamente em estruturas já existentes de aprendizagem organizacional. O nosso interesse recai na estrutura de aprendizagem organizacional proposta por Huber [3] e nos desenvolvimentos de Dixon [4], que apresenta cinco áreas na aprendizagem organizacional: aquisição de informação; distribuição e interpretação de informação; atruibuição de sentido; memória organizacional; e recuperação de informação. Os conceitos de sistemas de informação que usamos neste relacionamento são: dado; informação; comunicação; mensagem; conhecimento; e conhecimento partilhado. Destes, assume particular importância neste estudo o conceito de informação, que usamos para enquadrar os restantes. Sugerimos que o desenvolvimento deste estudo, nomeadamente sobre terminologia e conceitos partilhados, pode contribuir significativamente para fortalecer a relevância: dos sistemas de informação para a aprendizagem organizacional; e da aprendizagem organizacional para os sistemas de informação.

[1] Argyris, C. 1977. Organizational Learning and Management Information Systems. Accounting, Organizations, and Society, 2(2), pp. 113-123. In Argyris, C. 1994. On Organizational Learning. Cambridge, Massachusetts, U.S.A.: Blackwell Publishers.

[2] Falkenberg, E., Hesse, W., Lidgreen, P., Nilsson, B., Oei, J., Rolland, C., Stamper, R., Van Assche, F., Verrijn-Stuart, A., e Voss, K. 1998. A Framework of Information System Concepts: The FRISCO Report (web edition). International Federation for Information Processing (IFIP). (documento on-line, ftp://ftp.leidenuniv.nl/pub/rul/fri-full.zip).

[3] Huber, G. 1991. Organizational Learning: The Contributing Processes and the Literatures. Organization Science, 2(1), pp. 88-115.

[4] Dixon, N. Organizational Learning: A Review of the Literature with Implications for HRD Professionals. Human Resource Development Quarterly, 3(1), 1992, pp. 29-51.

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1999 Joao Batista
Last modified: Abril 02, 2000