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DEI / FCTUC

Licenciatura em Engenharia Informática

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Manter e atrair os melhores empregados

Retirado do site:

http://www.inc.com/articles/hr/manage_emp/motivate_emp/23180.html

 

Resumo/Comentário:

            Actualmente muitos empregados "saltam" de emprego em emprego à procura do trabalho ideal. Esta situação provoca grandes dificuldades estratégicas para algumas empresas e grandes oportunidades para outras.

            Robert W. Bradforf, no seu artigo, comenta que uma companhia necessita de um “arsenal” de persuasivos que atraiam determinadas pessoas para um lugar especifico na empresa. Normalmente recorrem à solução mais básica – dinheiro -, que poder-se-á tornar eficaz a curto prazo e uma dor de cabeça a longo prazo. O que as companhias necessitam é de uma série de atracções plausíveis e alinhadas com as suas respectivas estratégias e políticas.

            As pessoas têm que se sentir especiais dentro da empresa. Um dos truques utilizados é extender certas regalias à família e amigos. Os seguintes factores levam a que as pessoas considerem um emprego especial:

-         Reputação da empresa;

-         Tipo de industria a que pertence (entretenimento, académico, tecnológico, etc.);

-         Natureza do trabalho;

-         Titulo na empresa;

-         Compensação por trabalho bem executado;

-         Benefícios/regalias e prémios;

-         Condições de trabalho e localização;

-         Número de horas de trabalho e tempo de férias;

-         Relacionamento com os colegas de trabalho;

-         Intercâmbio de ideias, valores e comportamentos entre empregados (intercâmbio cultural);

Estes elementos contemplam os factores que permitem atrair empregados para uma empresa, devendo ser colocados em prática para o sucesso da própria organização. Não se deverá dar demasiada importância ao factor financeiro como engodo, devendo-se também recorrer a prémios/recompensas.

No entanto, quando falamos em lidar com os empregados já existentes na empresa, o caso muda de figura: é necessário que haja comunicação, ás vezes sobre assuntos que não têm nada a ver com as tarefas ou a própria organização. Esta é uma das estratégias utilizadas de modo a saber que tipo de coisas é que gostariam de ver alteradas no seu emprego, de modo a torná-lo especial. É importante que haja uma certa cumplicidade entre os empregados e gestores, de modo a que todos se sintam integrados e, de certa forma, ligados. São estes pormenores capazes de aumentar a produção e competitividade duma empresa, tornando-a única, porque os empregados ao sentirem-se comportáveis a realizar o seu trabalho aumentam a produtividade quantitativamente e qualitativamente.

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Processos de Gestão

2002/2003