Tem um perfil de actuação muito variado de empresa para empresa. Em muitos casos, as suas funções confundem-se com as de engenheiro comercial (com os mesmos privilégios), desmultiplicando-se em contactos exteriores. Em outros casos, mantém-se no seu posto de trabalho, atendendo pedidos telefónicos de assistência, gerindo sistemas de controlo remoto de avarias, ou, mais recentemente, prestando assistência através da Internet.
Em muitos casos é sujeito, episodicamente, a regimes de grande sobrecarga, principalmente quando tem que preparar, em curtos períodos de tempo, e justificar tecnicamente com grande profissionalismo, candidaturas a grandes concursos para o fornecimento de equipamentos e serviços, com implicações muitas vezes críticas para o sucesso da sua empresa. Outras vezes, na sequência do lançamento de um novo produto ou serviço, tem que se desdobrar no atendimento a múltiplas solicitações de assistência, ciente de que o sucesso desse produto ou serviço pode depender da forma como conseguir corresponder às solicitações.
O seu salário de entrada pode ser relativamente modesto, se comparado
com o do engenheiro comercial, mas se conseguir identificar-se com o perfil
do negócio e tornar-se rapidamente indispensável pode vir a
auferir vencimentos muito elevados.
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Revisto pela última vez em 21.05.96