Engenheiro de Multimedia


O sector multimedia só agora começa a despontar, a par com o surgimento no mercado dos primeiros computadores multimedia a preços acessíveis. As aplicações neste sector são, por isso, ainda restritas, concentrando-se essencialmente nos sectores associados a bases de dados de imagens e sons, à publicidade, à formação continua interactiva, à comunicação de empresa, aos terminais interactivos dos grandes centros comerciais, e ao turismo. Trata-se, no entanto, de um sector com fortes potencialidades de crescimento, que promete alargar-se à publicidade e às artes gráficas, passando pela administração pública central e regional.

A dimensão multimedia em redes de dados revela-se igualmente muito promissora, e prevê-se que tenha forte expansão com a generalização das redes de banda larga, por volta do rondar século.

O engenheiro de multimedia é um engenheiro informático de novo tipo, particularmente sensível à concepção mediática e à problemática da interacção com o utilizador. Aproxima-se, nesse sentido, do publicitário, do jornalista, e mesmo do cineasta, com quem partilha preocupações específicas no que se refere às técnicas de comunicação em geral, e à retórica da imagem em particular.


Regresso

Sugestões e comentários para adf@dei.uc.pt

Revisto pela última vez em 21.05.96

© Departamento de Engenharia Informática, Universidade de Coimbra, 1996