Engenheiro de Multimedia
O sector multimedia só agora começa a despontar, a par com
o surgimento no mercado dos primeiros computadores multimedia a preços
acessíveis. As aplicações neste sector são, por
isso, ainda restritas, concentrando-se essencialmente nos sectores associados
a bases de dados de imagens e sons, à publicidade, à
formação continua interactiva, à comunicação
de empresa, aos terminais interactivos dos grandes centros comerciais, e
ao turismo. Trata-se, no entanto, de um sector com fortes potencialidades
de crescimento, que promete alargar-se à publicidade e às artes
gráficas, passando pela administração pública
central e regional.
A dimensão multimedia em redes de dados revela-se igualmente muito
promissora, e prevê-se que tenha forte expansão com a
generalização das redes de banda larga, por volta do rondar
século.
O engenheiro de multimedia é um engenheiro informático de novo
tipo, particularmente sensível à concepção
mediática e à problemática da interacção
com o utilizador. Aproxima-se, nesse sentido, do publicitário, do
jornalista, e mesmo do cineasta, com quem partilha preocupações
específicas no que se refere às técnicas de
comunicação em geral, e à retórica da imagem
em particular.
Regresso
Sugestões e comentários para
adf@dei.uc.pt
Revisto pela última vez em 21.05.96
© Departamento de Engenharia
Informática,
Universidade de Coimbra, 1996