Liderança e Delegação
INTRODUÇÃO
QUE É LIDERAR?
TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
A ARTE DA DELEGAÇÃO
A DELEGAÇÃO
VISTA POR QUEM DELEGA
A DELEGAÇÃO
VISTA PELO DELEGADO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
A arte de saber delegar é cada vez mais uma necessidade
dentro de uma organização, nomeadamente no que se refere
à sua gestão. Apesar da liderança ser uma característica
muito apreciada e exigida pelos agentes empregadores, ela está de
certo modo relacionada com a delegação. Eu penso, aliás,
que, saber delegar contribui de alguma forma para a liderança. O
que é delegar? O que é liderar? São algumas questões
cuja resposta é múltipla e para a qual eu espero contribuir
com este trabalho.
A liderança e a delegação situam-se
em determinados pontos da gestão de uma organização,
tal como mostra a figura seguinte:
QUE É LIDERAR?
O conceito de liderança tem vindo a evoluir ao longo
dos tempos. Nos anos 20 o sociólogo Max Weber identificava líderes
burocráticos detentores de património e carismáticos.
Nos anos 40 houve um forte desenvolvimento nestes estudos com o apoio do
exército do EUA que os utilizaram na selecção dos
seus oficiais e nos anos 50 muitos outros estudos surgiram nas ciências
comportamentais, levando a abordagem da liderança para outros âmbitos
e outros grupos.
" actividade de gestão que através da comunicação
e motivação do pessoal, leva este a realizar as actividades
necessárias para atingir os objectivos da empresa."
Os Líderes
Devem ter: · Visão e valores ·
Integridade · Vontade de assumir riscos
Devem ser: · Agentes de descentralização
· Agentes de mudança
A liderança como um teste:
- resposta adequada nas situações de crise.
- desempenhar o papel de líder quando tudo está
bem é fácil, pior é quando começa o "tiroteio",
onde aí é que se vê até que ponto os líderes
são bons.
- necessário ter visão e valores bem enraizados
e consistentes, para que as pessoas ganhem confiança em si.
- Um líder não pode ficar circunscrito ao seu
gabinete, deve-se deslocar pelo seio da organização tentando
mostrar sempre um ar simpático.
Edward de Bono desenha a liderança do seguinte modo:
(mostrar o desenho do líder)
O líder toma a iniciativa, emerge com uma ideia que
é seguida pelos outros, um pouco talvez por conhecer mais sobre
o campo em debate específico. Os outros seguem-no vigorosamente.
Deve ter classe e carisma, conseguir-se libertar das dificuldades. Possivelmente
dominou o encontro desde o início e apenas esperava a oportunidade
certa para avançar e defender a sua ideia.
TEORIAS
SOBRE LIDERANÇA
Warren Berris
" um bom gestor faz as coisas bem, enquanto um bom líder
faz as coisas certas"
John Adair
" as capacidades de liderança podem ser adquiridas
através do treino"
John Kotter
" as capacidades de liderança são inatas,
embora todas as pessoas devam ser encorajadas a ser líderes"
TIPOS DE LIDERANÇA
No quadro 1 podemos verificar os tipos opostos de liderança:
a liderança autoritária e a liderança participativa,
podendo no entanto haver líderes intermédios. Assim com uma
liderança autoritária (mais à esquerda) o líder
normalmente toma as decisões e anuncia-as, enquanto que numa liderança
participativa existe uma maior independência e liberdade de acção
pessoal, em que este tem mais responsabilidades nas tomadas de decisão
e mais conhecimento para enfrentar os problemas. Nos pontos intermédios,
por ex., o gestor pode começar por tentar "vender" as suas decisões,
etc.
Quadro 1
O quadro 2 (comportamento do lider) mostra a sequência
das formas e estilos de liderança mais adequadas na evolução
do pessoal - Teoria Situacional da Liderança. A liderança
tem de ser dinâmica , variando conforme a maturidade (de responsabilidades)
dos empregados e a sua experiência. Normalmente ao início
dos empregados numa organização o comportamento por parte
do líder mais adequado deve ser - Telling, em que estes têm
de ser instruídos nas suas tarefas. Segue-se uma fase em que se
deve dar mais apoio para que estes continuem encorajados nas suas tarefas
- Selling. Quando os empregados começam a procurar novas
responsabilidades, pois crescem na capacidade e motivação,
o estilo de liderança será - Participating. O estilo
Delegating
será indicado quando se têm empregados mais confiantes,
auto-direccionados e experientes, pois necessitam menos apoio e encorojamento.
Quadro2
A ARTE DA DELEGAÇÃO
Imagine que é gerente de um hotel e que, naturalmente,
querendo manter o seu hotel bem limpo, resolveu usar do porteiro para algumas
dessas tarefas. Se disser ao porteiro: "-Descarrega o caixote-do-lixo às
3ªs e 5ªs feiras", de certeza que ele o descarregará nesses
dias, mas se disser antes: "-Descarrega o caixote-do-lixo conforme seja
necessário", ele se fôr responsável, vai verificando
a necessidade de o descarregar em qualquer dia, conforme a necessidade
(até lhe podemos ensinar algo sobre gestão de tempo), mas
é ele quem decide.
"Delegar é conferir a minha autoridade a outros"
"o objectivo da delegação é conseguir
que alguém faça uma tarefa, tendo para isso poder de decisão
e autoridade"
Quando se delega algo a alguém, deve-se certificar
que a pessoa:
- compreendeu o que foi pedido.
- tem a autoridade necessária para satisfazer o
pedido ( ou então que lha concedam)
- Saber como satisfazer esse pedido.
É da responsabilidade de quem delega comunicar
as coisas de uma forma clara:
* as cautelas a tomar.
* as fontes de informação a recorrer.
Um pouco à semelhança dos desenhos do Sr. de
Bono, criei um para a delegação.
(desenho da delegação)
-É necessário conseguir transmitir o nosso
objectivo a uma pessoa o melhor possível. É necessário
que esta chegue ao objectivo da forma mais eficaz, sem ter de a acompanhar
permanentemente.
A DELEGAÇÃO
VISTA POR QUEM DELEGA
Um pouco como em tudo, por vezes a delegação
vista por quem delega pode diferir da delegação vista por
quem é delegado. No entanto quem delega deve ter em atenção
determinados pontos.
Fornecer acesso total e rápido à informação
relevante, por parte do pessoal.
-
a) Encontros entre quem delega e quem foi delegado para irem
trocando ideias sobre o que se vai passando.
-
b) a grande ajuda dos sistemas de informação
distribuídos para a disponibilização da informação.
Quando se delega (dar autoridade aos outros) fica-se sem
controlo?
-
a) NÃO, porque estamos a treinar pessoas segundo um
critério nosso, ao nosso estilo e forma de pensar.
-
b) Assim as pessoas acabam por praticar um controlo que é
o meu estilo, aquele que me permite controlar.
Deve-se primeiro conhecer as pessoas.
-
a) Não se pode delegar da mesma forma todas as pessoas.
-
b) Existem umas com mais e outras com menos experiência
e autoridade, além de que cada pessoa tem a sua maneira de ser.
Delegar gradualmente.
-
a) Começar por tarefas adequadas a cada pessoa, para
depois conseguir motivações nela para desempenhar tarefas
a delegar de maior responsabilidade.
-
b) Se apresentamos uma tarefa difícil e assustadora
, que a pessoa não se sentiria segura para a resolver, ela podia
não ser feita, e a pessoa ficava desmotivada
-
c) Barreiras e comentários:
-
i) "Eu posso fazer melhor…"
-
ii) "Eles não conseguem fazer, não têm
capacidade suficiente.
-
iii) "Demoro muito tempo a explicar-lhe"
Ganhar confiança na pessoa delegada.
-
a) Implica ir pondo um olho de vez em quando no seu desempenho,
e ajudá-lo caso necessário.
-
b) Mas não andar sempre atrás dele, pedindo
explicações de tudo o que ele faz; pode-se sentir perseguido.
-
c) A ideia é que a pessoa aprenda sempre com a tarefa
delegada.
-
i) Se ela estiver errada, deve-se explicar calmamente porquê.
-
ii) Se ela estiver quase certa, deve-se lhe dar os parabéns
e aproveitar para sugerir algumas modificações.
Disponibilidade para com a pessoa delegada.
-
a) Deve-se evitar a total disponibilidade, pois podemos acabar
por nos envolver na tarefa delegada o tempo inteiro.
-
b) Deve-se marcar encontros, para que a pessoa dedique algum
tempo a pensar e a decidir algumas coisas antes do encontro.
Resultados e responsabilidades na delegação.
-
a) Devemos ter consciência que a tarefa delegada pode
ser efectuada de diversas maneiras, e não como nós a pensamos.
-
b) As falhas devem ser detectadas quanto antes de causarem
grandes problemas, porque o problema também é de quem delega.
Quando ocorrem erros?!
-
a) Primeiro deve-se enfrentar o problema pensando numa solução,
sendo óptimo que fosse a pessoa que errou a encontrá-la,
em vez de pensar nas causas.
-
b) Em seguida deve-se analisar as causas. Devem-se evitar
ataques pessoais do estilo: "Foi uma autêntica parolice que fizeste…"
-
c) Assegurar que a pessoa :
-
i) Compreendeu o problema.
-
ii) Sente-se segura para o enfrentar.
-
iii) Pense em procedimentos para evitar nova ocorrências.
O que se deve delegar?
-
a) Deve-se começar por considerar as actividades que
eu fazia antes de ser promovido.
-
b) Áreas onde se tenha experiência, para que
se possa explicar bem as tarefas a delegar, e onde possa avaliar também
se as tarefas estão ser bem ou mal executadas.
-
c) Delegar para que outros fiquem mais experientes, e para
que se fique com mais tempo livre para outras tarefas.
Depois de tudo delegado, o que sobra?
-
a) É muito importante e necessário controlar
as tarefas delegadas, e ajudar o desenvolvimento do pessoal no seu exercício
de autoridade.
-
b) Mas há tarefas que não podem ser delegadas,
as responsabilidades pessoais são algumas:
-
i) de motivação
-
ii) de treino
-
iii) de organização
-
iv) de repreensão
-
v) de promoção
-
vi) …
A
DELEGAÇÃO VISTA PELO DELEGADO
O que deve ser feito?
-
a) compreender muito bem toda a tarefa, desde objectivos
resultados a atingir, tudo o que tem de realizar.
Qual o seu grau de autoridade?
-
a) até onde vai a sua autoridade e responsabilidade
Como deve ser realizada a tarefa?
-
a) a tarefa tem de ser obrigatoriamente realizada de uma
determinada forma, ou podemos sugerir ideias.
Quando deve a tarefa ser concluída?
-
a) existem prazos
-
b) possíveis problemas que podem atrasar
-
c) gestão de tempo
Prioridade nas tarefas
Informação adequada
-
a) preocupação de obter toda a informação
necessária.
Ordens contraditórias
-
a) certificar-se de que tem autoridade, caso apareça
alguém a dar-lhe outras ordens, possivelmente até contrárias.
Feedback
-
a) reuna com o gestor para o informar das suas actividades,
para certificar-se se está tudo a correr bem.
Qualidade
-
a) crie o seu próprio controlo de qualidade, para
verificar e analisar a qualidade do trabalho antes de o entregar.
Maior responsabilidade
-
a) feedback positivo para o gestor para este lhe delegar
funções de maior responsabilidade.
AS TENDÊNCIAS QUE FAVORECEM A DELEGAÇÃO
E A AUTO-DIRECÇÃO
· Os computadores estão a descentralizar
cada vez mais a informação.
· O desaparecimento da gestão intermédia.
· Reconhecimento crescente de que quem melhor conhece
um determinado trabalho é quem o deve realizar.
· As novas estruturas empresariais: equipas multidisciplinares,
partilha do posto de trabalho, …
Mas
Só se aprende a delegar delegando
BIBLIOGRAFIA
-
Bono, Edward de - "Atlas of Management Thinking";
Pinguin Books
-
Hellriegel/Slocum - "Management"; Addison-Wesley,
1993, pág. 10-13 e 459-461
-
McNeil A. - "Ser Líder Empresarial"; Edições
CETOP, 1988, pág. 52-55
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Naisbitt J., Aburdene P. - "Reinventar a Empresa";
Editorial Presença, 1990, pág. 96-100
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Stoner James A. F. - "Administração";
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"O Domínio da Gestão", Diário
Económico, 1996; Suplementos 14, 15 e 18
-
"Executive Digest", Dezembro 1996; pág. 100-101
-
"Executive Digest", Março 1997; pág.
74-76
-
"Executive Digest", Manual de Gestão - Conceitos
de A a Z
-
"Executive Digest", 50 Conceitos de A a Z
-
Gerard M. Blair - "The Art of Delegation", "Presentation
Skills for Emergent Managers", "What makes a great manager"