Liderança e Delegação


INTRODUÇÃO

QUE É LIDERAR?

TEORIAS SOBRE LIDERANÇA

A ARTE DA DELEGAÇÃO

A DELEGAÇÃO VISTA POR QUEM DELEGA

A DELEGAÇÃO VISTA PELO DELEGADO

BIBLIOGRAFIA


INTRODUÇÃO

A arte de saber delegar é cada vez mais uma necessidade dentro de uma organização, nomeadamente no que se refere à sua gestão. Apesar da liderança ser uma característica muito apreciada e exigida pelos agentes empregadores, ela está de certo modo relacionada com a delegação. Eu penso, aliás, que, saber delegar contribui de alguma forma para a liderança. O que é delegar? O que é liderar? São algumas questões cuja resposta é múltipla e para a qual eu espero contribuir com este trabalho.
A liderança e a delegação situam-se em determinados pontos da gestão de uma organização, tal como mostra a figura seguinte:



QUE É LIDERAR?

O conceito de liderança tem vindo a evoluir ao longo dos tempos. Nos anos 20 o sociólogo Max Weber identificava líderes burocráticos detentores de património e carismáticos. Nos anos 40 houve um forte desenvolvimento nestes estudos com o apoio do exército do EUA que os utilizaram na selecção dos seus oficiais e nos anos 50 muitos outros estudos surgiram nas ciências comportamentais, levando a abordagem da liderança para outros âmbitos e outros grupos.
" actividade de gestão que através da comunicação e motivação do pessoal, leva este a realizar as actividades necessárias para atingir os objectivos da empresa."
Os Líderes
Devem ter: · Visão e valores · Integridade · Vontade de assumir riscos
Devem ser: · Agentes de descentralização · Agentes de mudança
A liderança como um teste:
- resposta adequada nas situações de crise.
- desempenhar o papel de líder quando tudo está bem é fácil, pior é quando começa o "tiroteio", onde aí é que se vê até que ponto os líderes são bons.
- necessário ter visão e valores bem enraizados e consistentes, para que as pessoas ganhem confiança em si.
- Um líder não pode ficar circunscrito ao seu gabinete, deve-se deslocar pelo seio da organização tentando mostrar sempre um ar simpático.
Edward de Bono desenha a liderança do seguinte modo:
(mostrar o desenho do líder)
O líder toma a iniciativa, emerge com uma ideia que é seguida pelos outros, um pouco talvez por conhecer mais sobre o campo em debate específico. Os outros seguem-no vigorosamente. Deve ter classe e carisma, conseguir-se libertar das dificuldades. Possivelmente dominou o encontro desde o início e apenas esperava a oportunidade certa para avançar e defender a sua ideia.



TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
Warren Berris
" um bom gestor faz as coisas bem, enquanto um bom líder faz as coisas certas"
John Adair
" as capacidades de liderança podem ser adquiridas através do treino"
John Kotter
" as capacidades de liderança são inatas, embora todas as pessoas devam ser encorajadas a ser líderes"


TIPOS DE LIDERANÇA

No quadro 1 podemos verificar os tipos opostos de liderança: a liderança autoritária e a liderança participativa, podendo no entanto haver líderes intermédios. Assim com uma liderança autoritária (mais à esquerda) o líder normalmente toma as decisões e anuncia-as, enquanto que numa liderança participativa existe uma maior independência e liberdade de acção pessoal, em que este tem mais responsabilidades nas tomadas de decisão e mais conhecimento para enfrentar os problemas. Nos pontos intermédios, por ex., o gestor pode começar por tentar "vender" as suas decisões, etc.
Quadro 1
O quadro 2 (comportamento do lider) mostra a sequência das formas e estilos de liderança mais adequadas na evolução do pessoal - Teoria Situacional da Liderança. A liderança tem de ser dinâmica , variando conforme a maturidade (de responsabilidades) dos empregados e a sua experiência. Normalmente ao início dos empregados numa organização o comportamento por parte do líder mais adequado deve ser - Telling, em que estes têm de ser instruídos nas suas tarefas. Segue-se uma fase em que se deve dar mais apoio para que estes continuem encorajados nas suas tarefas - Selling. Quando os empregados começam a procurar novas responsabilidades, pois crescem na capacidade e motivação, o estilo de liderança será - Participating. O estilo Delegating será indicado quando se têm empregados mais confiantes, auto-direccionados e experientes, pois necessitam menos apoio e encorojamento.
Quadro2



A ARTE DA DELEGAÇÃO

Imagine que é gerente de um hotel e que, naturalmente, querendo manter o seu hotel bem limpo, resolveu usar do porteiro para algumas dessas tarefas. Se disser ao porteiro: "-Descarrega o caixote-do-lixo às 3ªs e 5ªs feiras", de certeza que ele o descarregará nesses dias, mas se disser antes: "-Descarrega o caixote-do-lixo conforme seja necessário", ele se fôr responsável, vai verificando a necessidade de o descarregar em qualquer dia, conforme a necessidade (até lhe podemos ensinar algo sobre gestão de tempo), mas é ele quem decide.
"Delegar é conferir a minha autoridade a outros"
"o objectivo da delegação é conseguir que alguém faça uma tarefa, tendo para isso poder de decisão e autoridade"
Quando se delega algo a alguém, deve-se certificar que a pessoa:
- compreendeu o que foi pedido.
- tem a autoridade necessária para satisfazer o pedido ( ou então que lha concedam)
- Saber como satisfazer esse pedido.
É da responsabilidade de quem delega comunicar as coisas de uma forma clara:
* as cautelas a tomar.
* as fontes de informação a recorrer.
Um pouco à semelhança dos desenhos do Sr. de Bono, criei um para a delegação.
(desenho da delegação)
-É necessário conseguir transmitir o nosso objectivo a uma pessoa o melhor possível. É necessário que esta chegue ao objectivo da forma mais eficaz, sem ter de a acompanhar permanentemente.



A DELEGAÇÃO VISTA POR QUEM DELEGA

Um pouco como em tudo, por vezes a delegação vista por quem delega pode diferir da delegação vista por quem é delegado. No entanto quem delega deve ter em atenção determinados pontos.
  • Fornecer acesso total e rápido à informação relevante, por parte do pessoal.
  • Quando se delega (dar autoridade aos outros) fica-se sem controlo?
  • Deve-se primeiro conhecer as pessoas.
  • Delegar gradualmente.
  • Ganhar confiança na pessoa delegada.
  • Disponibilidade para com a pessoa delegada.
  • Resultados e responsabilidades na delegação.
  • Quando ocorrem erros?!
  • O que se deve delegar?
  • Depois de tudo delegado, o que sobra?

  • A DELEGAÇÃO VISTA PELO DELEGADO

  • O que deve ser feito?
  • Qual o seu grau de autoridade?
  • Como deve ser realizada a tarefa?
  • Quando deve a tarefa ser concluída?
  • Prioridade nas tarefas
  • Informação adequada
  • Ordens contraditórias
  • Feedback
  • Qualidade
  • Maior responsabilidade
  • AS TENDÊNCIAS QUE FAVORECEM A DELEGAÇÃO E A AUTO-DIRECÇÃO

    · Os computadores estão a descentralizar cada vez mais a informação.

    · O desaparecimento da gestão intermédia.

    · Reconhecimento crescente de que quem melhor conhece um determinado trabalho é quem o deve realizar.

    · As novas estruturas empresariais: equipas multidisciplinares, partilha do posto de trabalho, …

    Mas

    Só se aprende a delegar delegando


    BIBLIOGRAFIA