[Glossário Geral]
L  
Leader role 
Papel que os gestores desempenham quando dirigem e coordenam as actividades dos seus subordinados no intuito de alcançar objectivos da organização.  

Liderança (leadership) 
Influenciar outros a agirem no sentido de atingir um objectivo.  

Liderar (leading) 
Função que o gestor desempenha comunicando com outros e motivando- -os a realizar as tarefas necessários à obtenção dos objectivos da organização.  

Learning organization 
Envolvimento de todos os membros da organização na detecção e solução de problemas, possibilitando à organização experimentar, melhorar e aumentar continuamente a sua capacidade para entregar novos bens ou serviços aos seus clientes.  

Least preferred co-worker 
O empregado com quem o gestor tem mais dificuldades a trabalhar.  

Liaison role 
Papel que o gestor desempenha quando lida com pessoas exteriores à sua organização.  

Licensing strategy (estratégia de licensiamento) 
Uma firma de um país dá a outra firma, do mesmo país ou estrangeira, o direito de usar uma patente, marca, tecnologia, processo de produção ou produto em troco do pagamento de determinada quantia ou outras regalias.  

Line authority (linha de autoridade) 
O direito a dirigir e controlar pessoas que realizam actividades essenciais à obtenção dos objectivos da empresa.  

Lobbying 
Tentativa de influenciar decisões governamentais e outras em favor da organização, fornecendo a representantes informação sobre os efeitos antecipados da nova legislação ou novos regulamentos.

M 
 
Macrocultura  
Conjunto de suposições e valores da sociedade e da indústria onde a organização (ou uma das suas divisões) opera.  

Management (Gestão) 
Planear, organizar, liderar e controlar as pessoas que constituem uma organização e as tarefas e actividades por estes realizadas.  

Management by objectives (Gestão por objectivos) 
Uma abordagem de gestão que enfatiza o desenvolvimento de objectivos (goals) para unidades organizacionais e pessoas e a controlo da performance de acordo com esses obejctivos.  

Manager (gestor) 
A pessoa que aloca recursos humanos e materiais e gere as operações de um departamento ou da organização inteira.  

Market controls 
Uso de dados para monitorizar vendas, preços custos e lucros, para guiar decisões e avaliar resultados.  

Market development strategy 
Envolve procurar novos mercados para os produtos existentes.  

Market penetration strategy 
Envolve procurar formas de crescimento nos mercados correntes com os produtos correntes.  

Mechanistic structure  
Tipo de estrutura de uma organização em que as actividades são divididas em tarefas especializadas e os processos de decisão estão centralizados no topo.  

Middle managers (gestores intermédios) 
Gestores que recebem estratégias e políticas globais dos gestores de topo e traduzem-nas em objectivos específicos e planos para os gestores de primeira-linha (que gerem directamente as unidades funcionais da organização) implementarem.  

Missão  
O propósito ou razão de existir da organização.  

Modular corporation 
Uma firma cujas funções operacionais são realizadas por outras companhias.  

Monitor role  
Papel que os gestores desempenham quando procuram, recebem e analisam informação que pode afectar a organização.  

Motivação 
Qualquer influência que mantém ou impulsiona o comportamento orientado aos objectivos das pessoas.  

Motivator factors (factores de motivação) 
Características do emprego (desafios do emprego, responsabilidade, grau de concretização, reconhecimento, promoção) que, quando presentes, criam elevados níveis de motivação.  

Multicultural organization 
Uma organização cuja força de trabalho é representativa de uma extensa população com culturas diferentes.  

Multidomestic startegy  
Ajustar os produtos, serviços e práticas de uma organização às características específicas de países ou regiões.  

Multinational corporation  
Uma organização que tem uma abordagem universal a mercados, serviços e produtos e que tem uma filosofia global de negócio.

N 
 
Need (necessidade) 
Um forte sentimento de de deficiência em algum aspecto da vida de uma pessoa que pode conduzir a uma grande tensão.  

Negociação  
Processo pelo qual duas ou mais pessoas ou grupos com alguns objectivos comuns e outros diferentes, bem como diferentes preferências em como atingir esses objectivos, se reúnem para chegar a um acordo.  

Negociator role  
Papel que o gestor desempenha quando se encontra com pessoas ou grupos para discutir diferenças e chager a um acordo.  

Network organization  
Uma organização que subcontrata algumas ou todas funcões operacionais a outras organizações, de forma a realizar e a coordenar as suas actividades através de um pequeno grupo de gestores e outros empregados localizados nos seus "quartéis-generais".  

Nonroutine service technology  
Métodos usados por organizações que actuam em ambientes complexos e muito variáveis e que servem clientes ainda não certos das suas necessidades e imprecisos acerca dos seus problemas.  

Normative decision making (processo de decisão normativo) 
Qualquer processo descrito passo-a-passo que auxilia indivíduos a tomar decisões.  

Normas  
Regras informais de comportamento que são largamente aceites, partilhadase reforçadas por membros de um grupo.

O 
 
Organic control 
Autoridade flexível, descrições de emprego não rígidas, controlo individual e outros métodos informais de prevenir e corrigir desvios aos comportamentos e resultados desejados.  

Organic structure 
Tipo de estrutura de uma organização que valoriza o trabalho em equipa, a comunicação e processos de decisão descentralizados.  

Organização  
Qualquer grupo estruturado de pessoas reunido para atingir um conjunto de objectivos que um indivíduo sozinho não seria capaz de atingir.  

Organization design  
O processo de determinar a estrutura e as relações de autoridade para uma organização.  

Organograma  
Um diagrama que mostra as relações de funções, departamentos e indivíduos dentro de uma organização.  

Organization development  
Plano a longo prazo para compreender, alterar e desenvolver a força de trabalho de uma organização no sentido de aumentar a sua eficiência.  

Organization control  
Regras e procedimentos formais para prevenir e corrigir desvios a planos e para perseguir objectivos.  

Organizational culture  
Padrão de suposições, calores, normas, aceites na organização, que moldam o seu comportamento social, a linguagem que adopta na sociedade, os símbolos e as práticas que usa.  

Organizational structure  
Sistema formal de relações de trabalho que separa e integra tarefas (clarifica quem deve fazer o quê e que esforçoes devem ser integrados para fazer algo).  

Organizar 
Função que o gestor desempenha ao criar uma estrutura de relações que permite aos empregados executar planos e alcançar objectivos.  

Orientar  
Processo formal ou informal que conduz os empregados para as suas responsabilidades, os seus parceiros de trabalho e para as políticas da organização.  

Outsourcing  
Deixar a cargo de outras organizações a realização de um dos serviços ou produtos que a organização necessita.

P 
 
Participative leadership  
Consulta de colaboradores, pedindo as suas sugestões.  

Payoff matrix  
Tabela de figuras e símbolos usada para identificar os possíveis estados da natureza, probabilidades e resultados de estratégias alternativas.  

Personal communication services (PCS)  
Um conjunto emergente de novas capacidades baseadas em comunicações sem fios que permitirá a qualquer pessoas estar em contacto com qualquer outro, em qualquer lugar ou momento.  

Program Evaluation and Review Technique (rede de PERT)  
Diagrama que mostra a sequência e relações de actividades e eventos necessários para completar um projecto.  

Planning  
Processo de (1) escolher uma missão e definir objectivos globais a alcançar a curto e longo prazo; (2) definir objectivos departamentais e individuais com base nos objectivos globais (3) escolher estratégias e tácticas para atingir esses objectivos e (4) alocar recursos (pessoas, equipamento, dinheiro,…) para atingir esses objectivos, estratégias e tácticas.  

Porter-Lawler expectancy model  
Uma abordagem à motivação individual que sugere que a satisfação no trabalho é o resultado e não a causa da performance.  

Princípio de Pareto (ou príncipio de selectividade)  
Um pequeno número de causas (geralemente 20%) é responsável pela maioria dos problemas (geralmente 80%).  

Product departmentalization  
A divisão de uma organização em departamentos autónomos, capazes de produzir sozinhos os seus próprios produtos ou serviços.  

Product differentiation  
Singularidade em qualidade, preço, desenho, imagem ou serviço ao cliente que distingue um produto dos seus concorrentes.  

Product life cycle  
Fases que um produto atravessa durante o seu período de vida num mercado.  

Projecto  
Uma actividade temporária não permanente com um conjunto bem definido de resultados esperados.  

Project management (Gestão de projecto)  
Os princípios, métodos e técnicas usados para estabelecer e implementar um projecto e atingir os seus objectivos.  

Proteccionismo  
Uso de vários mecanismos para proteger organizações locais das ameaças competitivas e políticas oriundas do estrangeiro.

Q 
 
Qualidade  
Valor, conformidade com especificações ou standards, excelência, ou exceder as expectativas dos clientes.  

Quality circle 
Grupo de pessoas com tarefas similares que se reúnem regularmente para identificar, analisar e propor soluções para problemas na sua área de trabalho.  

Quality improvement team  
Pessoal com funções interrelacionadas que se encontra regularmente para melhorar continuamente o produto ou processo pelo qual são responsáveis.  

Quality viewpoint  
Um dos cinco principais pontos de vista da gestão: aumentar a satisfação dos clientes pelo fornecimento de bens e serviços de alta qualidade.

R 
 
Recrutamento  
Processo de procura, tanto dentro como for a da organização, pessoas para ocupar lugares vagos.  

Reengenharia  
Alterar o modo como um processo é realizado.  

Reinforcement model  
Uma abordagem à motivação que sugere que o comportamento é em função das suas consequências (recompensa-se o bom comportamento e pune-se o mau comportamento).  

Relationship-oriented leader  
Pessoa que reconhece a inportância de desenvolver fortes laços emocionais com os seus seguidores.  

Replacement chart  
Diagrama que mostra cada posição que existe na organização, juntamente com a pessoa que a ocupa e os nomes dos candidatos a substituir essa pessoa.  

Resource allocator role  
Papel que o gestor desempenha ao escolher entre requisitos de dinheiro, pessoal ou equipamento que entram em conflito.  

Responsabilidade  
Obrigação de uma pessoa a realizar certas tarefas e a apresentar determinados resultados.  

Restruturação  
Reconfigurar – alterando níveis de autoridade, responsabilidade e controlo – a organização.  

Risco  
Condições adjacentes a um problema, à probabilidade de certos eventos e a várias soluções.  

Role  
Conjunto organizado de comportamentos que, no caso dos gestores, pode ser dividido em 3 categorias: interpessoal, informacional e decisional.

 
 
 
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