[Glossário Geral]
F 
  
Factores críticos de sucesso 
Conjunto de elementos que determinam o sucesso ou menor sucesso de uma empresa e dos seus produtos ou serviços comercializados. Estes factores estão normalmente associados ao comportamento do consumidor, ou seja, por outras palavras motivação de compra.  

Fidelização do cliente 
Actualmente as empresas preocupam-se cada vez mais em fidelizar os seus clientes. Isso pode ser feito, através de estudos de mercado, que permitem compreender melhor o que pode estar na origem das suas motivações de compra. Por outro lado, os clientes mais antigos da empresa são também os mais exigentes, o que obriga a empresa a inovar constantemente e a controlar os seus padrões de qualidade, de modo a que o cliente fique sempre satisfeito.  

First-line managers 
Gestores com responsabilidade directa na produção de bens ou serviços.  

Flat organization 
Trata-se de uma organização em que existe um número reduzido de niveis hierárquicos no organigrama. Isto consegue-se, nomeadamente através da evolução dos sistemas de comunicação interna nas empresas, que tornam redundantes algumas funções intermédias de gestão.  

Forecasting 
Consiste na previsão, projecção ou estimativa de eventos futuros ou condições por que passará o ambiente duma dada organização.  

Forward integration 
Quando uma empresa se introduz no ramo de negócios dos seus clientes, ficando assim mais próximo do consumidor final.  

Franchise 
Consiste no direito de venda de bens ou serviços pertencentes a uma marca, obedecendo a regras e padrões pré-estabelecidos por forma a garantir a transmissão de uma boa imagem junto do consumidor. No caso de uma empresa ser proprietária de uma marca com uma boa reputação, o franchising pode ser uma opção estratégica de crescimento, pois consiste na utilização de fórmulas de sucesso garantido. Como exemplos de franchising temos a cadeia de lojas Burger King, 5 à sec ou o grupo Multiópticas. O franchisado pelo direito de utilização da marca deverá pagar ao proprietário da mesma os devidos royalties e outras compensações que estejam previstas no contrato assinado entre ambas as partes.

G 
 
General managers  
São gestores com responsabilidade pela globalidade das operações efectuadas numa unidade complexa como uma empresa ou departamento.   

Gestão da mudança  
Processo de reinvenção ou reestruturação constante da cultura, estratégia e estrutura de uma organização, o que implica pôr de parte as práticas tradicionais. Nos dias de hoje, a mudança é fenónemo descontínuo, rápido e imprevisível, logo os gestores devem estar preparados para responder à incerteza do seu meio de actuação. Esta resposta passa por uma antecipação acerca da sua forma de organização futura, por uma definição das fases que deverão ser cumpridas para a sua concretização e por uma análise das competências e recursos que irá ser necessária para o cumprimento deste objectivo.   

Gestão das tecnologias de informação  
As tecnologias de informação desempenham um papel extremamente importante actualmente na sociedade, e desse modo, também a sua gestão. A utilização das novas tecnologias constitui uma vantagem competitiva para uma empresa, pelo que uma boa gestão permite melhor acesso a informação relevante para a tomada de decisão com custos mais reduzidos e menores desperdícios de tempo.   

Gestão do tempo  
Métodos segundo o qual os gestores são responsáveis pela organização do seu próprio tempo. Os métodos tradicionais ensinam-nos a fazer um maior número de tarefas em menos tempo, melhorando assim a nossa eficiência. No entanto, os maiores desafios são problemas de eficácia, ou seja, conseguir satisfazer objectivos prioritários e de ordem qualitativa. Para gerir o nosso tempo devemos usar uma matriz com duas dimensões: o urgente e o importante. Todas as actividades deverão ser classificadas segundo estas duas variáveis.   

Gestão por objectivos  
Consiste num sistema de gestão desenvolvido por Peter Drucker nos anos 50, designado normalmente por MBO ( management by objectives ). Os objectivos finais do trabalho devem ser claramente definidos por empregados e chefias. Além disso, também são analisadas as melhores alternativas para alcançar os objectivos pré-estabelecidos, bem como o tempo e esforço necessários à sua concretização.   

Gravepine  
Sistema de comunicação informal dentro de uma organização.

H 
 
Harvest strategy  
Termo criado por Gary Hamel e C.K. Prahalad aplicado a um tipo de estratégia empresarial caracterizado por uma redução acelerada do investimento enquanto o fluxo de receitas se mantém constante.   

Headhunter  
Grupo de pessoas ou empresas especializadas na procura de profisionais talentosos ou gestores de topo. A remuneração de um headhunter é geralmente uma percentagem do salário anual inicial do indivíduo recrutado. A sua participação nos processos de recrutamento pode ser importante quer para o candidato, quer para a empresa recrutadora, pela análise e identificação concreta das necessidades desta última.   

Holding  
Empresa que controla um grupo de outras empresas. Pode ser considerado um tipo de gestão, onde uma empresa compra, vende e detém outras empresas sem acrescentar qualquer valor às mesmas.   

Home banking  
Disponibilização ou venda de produtos e serviços bancários através de aplicações disponíveis em computadores. Através de um modem o cliente pode aceder ao banco, e efectuar movimentos na sua conta bancária, assim como adquirir produtos ou ter acesso a determinados serviços.   

Horizontal organization  
Organização com um número reduzido de niveis hierárquicos, resultado de uma pressão crescente para que as grandes estruturas burocratizadas se tornassem flexíveis com vista a dar respostas mais eficazes e mais exigentes. As vantagens de uma estrutura deste tipo são o aumento da rapidez da tomada de decisão, maior flexibilidade e a criação de um ambiente organizacional propício à criatividade e envolvimento pela proximidade entre a gestão e os níveis operacionais.

I 
 
Identidade corporativa  
Conjunto de símbolos que fazem com que uma empresa seja reconhecida e diferenciada dos seus concorrentes. Isso passa, pelo design das suas instalações e o seu estilo de embalagens e elementos menos tangíveis como os seus valores e a maneira com conduz a sua actividade.   

Imagem de marca  
Aquilo que está por detrás de uma dada marca.Chris Macrae subdividiu as marcas em seis grandes categorias: 1/ Marca ritual - que está associada a certas ocasiões como o champanhe num casamento ou o perú no Natal; 2/ Marca de símbolo - temos o exemplo do símbolo da Lacoste. O símbolo é que dá o valor ao produto, o que está por detrás é pouco relevante; 3/ Marca de "herança" - trata-se da primeira marca a estabelecer-se no fornecimento de determinados benefícios, como a Kellog’s posicionada no pequeno almoço; 4/ Marca snob - A Ferrari, enquadra-se neste tipo, em que é importante a diferenciação de estatuto que enfatizam; 5/ Marca de pertença - Marcas como a Marlboro ou a Benetton, que proporcionam aos consumidores um sentido de pertença a um grupo; e 6/ Lendas - como a Levi’s 501 ou o Porshe Carrera.   

Incentive Marketing  
Conjunto de técnicas que procuram incentivar os consumidores a comprarem certos produtos. Exemplos de incentive marketing são a distribuição de amostras gratuítas, cupões e ofertas de produtos.   

Inovação  
Processo relacionado com o acréscimo permanente de novos elementos aos produtos ou serviços existentes. Não se trata de um processo de invenção ou criação de novos produtos, mas sim de introdução de melhorias em produtos existentes com vista a obter vantagem competitiva. Para Thomas Edison a inovação é 1% de inspiração e 99% de esforço.   

Insourcing  
Conceito que surgiu em oposição ao outsourcing e que tem dois significados. Por um lado, ilustra a retenção de um certo serviço no seio da empresa, através da criação de um departamento para o efeito com efectivos a full-time. Pode também significar o estabelecimento de uma unidade semi-independente, que presta serviços aos restantes departamentos dentro da empresa, em que os preços e as condições são acordados entre os requisitantes e a unidade prestadora do serviço.   

Intranet  
Rede de comunicações interna que possibilita a integração das tecnologias Internet abertas (protocolos e ferramentas ) nos seus próprios sistemas de informação. Estas aplicações, são pouco exigentes no que respeita a custos e primam pela versatilidade, oferecendo aos seus utilizadores benefícios imediatos, como sejam: melhoria da comunicação entre empregados, gestão mais eficaz das competências, distribuição e utilização de aplicações, etc.   

Intrapreneurship  
Este conceito sugere que um empregado, não necessita de abandonar uma organização de modo a que se possa tornar empresário ou para dar largas ao seu espírito empreendedor. A ideia consiste em combinar as vantagens do aproveitamento das estruturas e todos os recursos de uma organização com as características de independência e criatividade de um pequeno projecto.

J 
 
Job simplification  
Consiste na análise rigorosa das tarefas desempenhadas pelos empregados, com o objectivo de determinar as formas de rentabilizar a produção com o mínimo esforço.   

Job specification   
Lista das características pessoais, habilidades e experiência que um empregado necessita ter para desempenhar certas tarefas e assumir as suas responsabilidades.   

Joint-venture  
Forma de aliança entre duas ou mais empresa, de modo a criar um novo negócio que disponibilize um produto ou serviço. É normalmente estabelecida entre uma empresa com o capital necessário ao financiamento do projecto, e outra empresa que domina as competências técnicas, os contactos ou ambos. Assim, o franchising pode ser entendido como uma espécie de joint-venture.

K 
 
Kaizen  
Expressão aplicada ao modelo japonês de gestão da qualidade, que significa melhoria contínua dos processos produtivos. Deve ser conduzida pela gestão de topo, mas para ter sucesso, requer o envolvimento e cooperação de todos os elementos da empresa. O princípio básico é incentivar o questionar constante das actividades das actuais estruturas, ao invés de um aderência passiva às normas.   

Key area evaluation  
Modelo de análise definido por Peter Drucker, que sustenta a definição clara de objectivos em oito áreas da empresa: produtividade; rentabilidade; recursos materiais e financeiros; inovação; desempenho e desenvolvimento da gestão; desempenho e atitudes dos empregados; e por último responsabilidade social. Para saber qual o seu desempenho as empresas devem-se guiar por estas dimensões.   

Know-how  
Técnica, conhecimento ou capacidade desenvolvida por uma empresa. O know-how é mais facilmente atribuído a produtos tangíveis. Quando este conhecimento se torna mais disponível e utilizado, o seu valor diminui. Assim, deve ser considerado como um factor distintivo e uma core competence para uma empresa.

 
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